9 March 2021
As comunidades de emigrantes madeirenses espalhadas pelo mundo dispõem a partir de hoje de uma plataforma digital que lhes permitirá obter informação atualizada sobre a região.

Lançada plataforma digital destinada às comunidades de emigrantes madeirenses

O sítio “Madeira no Mundo” foi hoje apresentado publicamente numa conferência de imprensa no Funchal pela secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante.

“Esta plataforma ‘Madeira no Mundo’ nasce da perceção que tive ao longo deste ano nos contactos com as diferentes comunidades madeirenses no mundo”, disse a governante, destacando que utilizará a língua portuguesa “como sinal de união” e que pretende, entre outros aspetos, “cativar os elementos mais jovens” da diáspora.

Conceição Estudante salientou que esta ferramenta surge porque “há uma transformação na forma de comunicar”, constituindo a internet “uma ligação e inter-relação entre a Madeira fisicamente no Atlântico e a espalhada pela diáspora no mundo”.

A responsável adiantou que o objetivo foi tornar a plataforma simultaneamente num “repositório de informação, por isso tem a componente de base de dados de quem é quem nas comunidades, a caracterização das comunidades no mundo, um repositório bastante alargado, com capacidade de ser renovada e enriquecida com participação de todos”.

“Sendo especialmente vocacionada para emigrantes e lusodescendentes, quisemos possibilitar a um cidadão que esteja na Austrália e queira saber quem são as pessoas na comunidade na Venezuela, como pode contactar os fazedores de opinião, quais as vias e formas de aceder a este tipo de informação, o que possibilita enormes oportunidade ao nível social, cultural, de negócios e de qualquer inter-relação”, exemplificou.

A responsável acrescentou que este será um espaço de partilha alimentado diariamente com “informação do que se passa na região, o que é uma outra forma de poder passar atualidade e de as comunidades participem na vida regional”.

“Madeira no Mundo” está disponível no endereço ccm.gov-madeira.pt.

 

AMB // ROC.

Lusa/fim

Conceição Estudante
Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes


Também poderá gostar

Sem comentários