Volta e meio falo da atenção que Portugal vem recebendo nos últimos anos na comunicação social anglófona. Desta vez é nada mais nada menos do que a conhecidísssima escritora americana Joyce Carol Oates ( para quem não a conhece bem, aqui vão alguns dados – https://en.wikipedia.org/wiki/ Joyce_Carol_Oates ) a escrever uma longa recensão crítica em The New York Review of Books (10 de fevereiro) sobre Empty Wardrobes, tradução do romance Armários Vazios, da responsabilidade de Margaret Jull Costa, conhecida nos meios literários anglófonos sobretudo pelas suas traduções de Saramago.
O romance de Maria Judite de Carvalho é antigo; foi publicado em 1978 na Bertrand. Calculo que tenha chegado às mãos de Margaret Jull Costa através da Ana Luísa Amaral, de quem também é tradutora.
Não conheço o romance. Na década de 70, já nos EUA, li alguns livros de crónicas e contos da escritora, pois era grande apreciador da sua sensibilidade estética e da sua linguagem.
O texto da Joyce Carol Oates é encomiástico, no entanto a Leonor, que tcomo eu desconhece o romance mas admira a M J Carvalho, acha que a recenseadora não captou toda a densidade da escrita da autora de belos livros como Tanta Gente, Mariana.
De qualquer modo, para os interessados fica aqui o texto de Joyce Carol Oates. Não é todas as quinzenas que The New York Review of Books dá atenção à literatura portuguesa:
The following two tabs change content below.
Onésimo Teotónio Almeida
Onésimo Teotónio Pereira de Almeida - Natural de S. Miguel, Açores, é doutorado em Filosofia pela Brown University em Providemce, Rhode Island (EUA).
Nessa mesma universidade é Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, bem como no Center for the Study of the Early Modern World e no Wayland Collegium for Liberal Learning.
Autor de dezenas de livros. Alguns dos mais recentes: Despenteando Parágrafos, A Obsessão da Portugalidade, e O Século dos Prodígios. A ciência no Portugal da Expansão, na área do ensaio. Em escrita criativa: Livro-me do Desassossego, Aventuras de um Nabogador e Quando os Bobos Uivam.
Co-dirige as revistas Gávea-Brown, Pessoa Plural e e-Journal of Portuguese History bem como a uma série de livros sobre temática lusófona na Sussex Academic Press, no Reino Unido.
É membro da Academia da Marinha, da Academia das Ciências e doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.
últimos artigos de Onésimo Teotónio Almeida (ver todos)
- … ainda a morte de Eugénio Lisboa - 10 de Abril, 2024
- Eugénio Lisboa – mais um amigo que se vai - 9 de Abril, 2024
- Correntes d’Escritas - 6 de Março, 2024
- Katherine Vaz, “Above da Salt” – Sessão de lançamento em Providence - 7 de Fevereiro, 2024