27 February 2021
A artista plástica Joana Vasconcelos vai participar nas comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, que decorrem no próximo ano, com "uma obra de arte pública inédita”.

Joana Vasconcelos apresenta obra inédita para os 450 anos do Rio de Janeiro

Lisboa, 12 dez (Lusa) – Joana Vasconcelos vai apresentar esta participação, numa conferência de imprensa, hoje, dia 16/12/2014, às 12:00, nos Paços de Concelho, em Lisboa, com a presença do presidente da Câmara, António Costa, e do presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero, segundo o departamento de comunicação da autarquia lisboeta.

Este ano, nos meses de março a maio, Joana Vasconcelos esteve presente na Casa Triângulo, na cidade de S. Paulo, no Brasil, com a mostra “Casarão”.

A artista, que representou Portugal na Bienal de Artes de Veneza, em 2013, já levara, há seis anos, a intervenção “Contaminação”, à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Com 43 anos, Joana Vasconcelos é uma das mais internacionais artistas plásticas portuguesas. Este ano, além do Brasil, expôs também no Museu de Arte de Manchester, no Reino Unido, depois de, em 2013, ter levado obras à galeria Horrach Moya, em Maiorca, e ao Museu Gucci, em Florença.

Também em 2013, as suas obras “Blue Champgane” e “Coração Independente – Vermelho” fizeram parte da exposição Sculpture Walk, no Royal Hospital Chelsea, em Londres.

Joana Vasconcelos foi a primeira mulher e a mais jovem a expor no Palácio de Versalhes, em França, superando recordes de público, em 2012, mostra a que se sucedeu a concebida para outra antiga residência régia, o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, em 2013.

A cidade de “São Sebastião do Rio de Janeiro” foi fundada pelo português Estácio de Sá, em 1565. Atualmente, a cidade que acolheu a rainha D. Maria I e a corte portuguesa em 1807, tendo sido capital imperial e da República Federal, é hoje a quinta mais populosa das Américas.

NL // MAG – Lusa/Fim

Fotos:

– Uma obra de arte da artista portuguesa, Joana Vasconcelos, exposta no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, 22 de março de 2013. JOSE SENA GOULAO / LUSA

– A artista plástica portuguesa, Joana Vasconcelos posa para foto na apresentação do Pop Galo, no Paços do Concelho, em Lisboa, 16 de dezembro de 2014 . Joana Vasconcelos vai participar nas comemorações do 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, a decorrer durante o próximo ano, com uma obra de arte pública inédita, um galo de Barcelos com 7 metros de altura. TIAGO PETINGA/LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários