CRISE E RUTURA PENINSULAR, III CONGRESSO SEEPLU

Apresentação

Nestes tempos em que se assiste a uma pressão cada vez maior dos problemas identitários e de opções de rutura, parece oportuno refletir sobre outros momentos de crise e desagregação que afetaram Portugal em relação ao resto da Península Ibérica, de forma muito especial sobre os acontecimentos vividos no século XVII cujo resultado é a criação dos dois estados modernos peninsulares: Espanha e Portugal.

A convivência no período “filipino”, as relações culturais e artísticas, a produção literária, a língua portuguesa, o bilinguismo, a difusão do Barroco, as ideias políticas e a propaganda durante os conflitos bélicos, etc., são alguns dos temas mais diretamente relacionados. No entanto, estes temas poderão servir de ponto de partida para a reflexão sobre outros momentos históricos.

Por outro lado, o Congresso acolherá também sessões dedicadas a aspetos que tradicionalmente interessam à nossa comunidade de lusitanistas, tais como a didática do PLE/L2, a tradução, o português no sistema educativo da Extremadura, etc.

 

Proposta de comunicações e assistência

Os investigadores interessados em apresentar uma comunicação neste Congresso deverão enviar a sua proposta incluindo: título, resumo não superior a 10 linhas, dados de identificação (apelidos, nome, instituição e e-mail), antes do dia 15 de abril de 2013.

A aceitação ou recusa da proposta de comunicação será comunicada antes de 15 de maio de 2013. Em caso de aprovação da proposta, o investigador deverá enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida juntamente com a cópia do talão de depósito, na conta nº 2099.0295.62.0070031782, comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição normal: 40 euros

Membros da SEEPLU: 30 euros

Membros da APPEX: 30 euros

A inscrição e apresentação de comunicação dão direito a receber um exemplar das Atas do Congresso editadas em CD-ROM. As línguas do Congresso serão português e espanhol.

A apresentação das comunicações não poderá ultrapassar os 20 minutos.

Quem estiver interessado em assistir sem comunicação poderá inscrever-se gratuitamente e receberá um Certificado de Assistência desde que fique comprovado que assistiu pelo menos a 80% das sessões.

 

Cronograma

15/04/2013 data limite para receber propostas de comunicações

15/05/2012 programa provisório

30/09/2013 programa definitivo

30/10/2013 registo de assistência e início do Congresso.

 

Organização

Organizam: SEEPLU, Área de Filologías Gallega y Portuguesa da Universidad de Extremadura.

Colaboram:Instituto Camões – CLP e o Centro de Estudos Galegos

Comité Organizador

Carmen Mª Comino Fernández de Cañete (Diretora)

Maria da Conceição Vaz Serra Pontes Cabrita (Secretária)

Juan Mª Carrasco González (Vogal)

 

Contactos

Carmen Mª Comino Fernández de Cañete

Maria da Conceição Vaz Serra Pontes Cabrita

Facultad de Filosofía y Letras

Avda. de la Universidad, s/n.

Apartado 217

10003 Cáceres (Espanha)

Telefone: +34 927 25 70 00 (ext. 57730, ext. 86736)

e-mail : congreso.seeplu@gmail.com