I Encontro Mundial do Ensino de Português (EMEP)

O  I Encontro Mundial do Ensino de Português (EMEP), realizado nos dias 4 e 5 de maio em Ft. Lauderdale, Flórida, surgiu de uma ideia no painel de educação do Focus Brazil de 2011 e foi concretizado com muito êxito este ano sob a coordenação e planejamento da American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP) em parceria com o Focus Brazil Foundation.

O evento contou com vinte e uma entidades envolvidas com o ensino da Língua Portuguesa no mundo, totalizando cento e cinquenta participantes de oito países (Brasil, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Japão, Cabo Verde, Paraguai e Trinidad Tobago), bem como convidados de onze estados americanos.

Os participantes tiveram a oportunidade de se informar sobre tópicos de abordagem prática para os professores como uso de tecnologia no ensino de português, técnicas de escrita na sala de aula, ensino de português para negócios, transculturalidade,   metodologias variadas como uso de tarefas para o ensino da línguas e tópicos com abordagens teóricas, tais como, políticas de ensino da Língua Portuguesa no mundo, Português Língua de Herança, entre outros.

Alguns dos palestrantes presentes foram Dra. Clemence Jouet Pastre (Harvard University) , Dra. Edleise Mendes (Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira), Dra. Fernanda Costa (Embaixada de Portugal – Instituto Camões), Sr. Paulo Miranda – representante do Senador e Professor Cristovam Buarque (idealizador do Movimento Educacionista).

A programação do dia 4 de maio terminou em grande estilo. Para surpresa de todos os convidados, inclusive dos diretores  da American Organization of Teachers of Portuguese, foi anunciado pelo Banco do Brasil, BB Remessas e Eurobank o Programa de Apoio ao Ensino de Português (PAEP), cujo objetivo é apoiar entidades nos Estados Unidos que trabalham em prol do ensino do nosso idioma. Dez organizações foram selecionadas para receber 5 mil dólares cada uma neste primeiro ano do programa. Ler o artigo completo (Acontece)

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top