28 February 2021

I Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea

O Grupo de Estudos de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea (GEPPMC), em comemoração aos seus dez anos de existência, o Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e o Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) farão realizar, nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2016, o I Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea, nas dependências da Faculdade de Letras da UFMG, em Belo Horizonte.

O objetivo do Colóquio, ao reunir pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros, é apresentar um panorama alargado da poesia portuguesa, pensando-a como lugar de convergência e de dissonância de algumas linhas de força que, em suas diferentes formas e metamorfoses, ao longo de todo o século XX e já agora nestas duas décadas do século XXI, consolidam-na como um dos mais vigorosos e inventivos discursos da lírica europeia.

Este esforço crítico, tomando corpo a partir de abordagens as mais diversas e considerando-se a multiplicidade de caminhos possíveis, a aproximar, relacionar, comparar, agrupar, observando rupturas e transições, visa principalmente a refletir sobre os jogos e mundos de linguagem que constituem a denominada “poesia portuguesa moderna e contemporânea”. A partir daí, crê-se abrir um espaço sem dúvida relevante para contribuir de modo inequívoco com o debate e a reflexão literária na área de poesia.

Para tentar responder a estas questões, o Colóquio organiza-se em torno de 5 eixos temáticos:

1- Linhagens da poesia portuguesa: afinidades, sobrevivências, relações, oposições;
2- Autorretratos: as imagens do poeta e da poesia na produção poética portuguesa dos séculos XX e XXI;
3- Formas de conhecimento: articulações entre poesia (portuguesa moderna e contemporânea) e filosofia;
4- Poesia e outras artes e mídias: diálogos entre a poesia portuguesa moderna e contemporânea e outras esferas e suportes;
5- Questões de poética: contribuições dos teóricos e críticos portugueses dos séculos XX e XXI para a reflexão sobre a poesia.

O prazo para envio das propostas de trabalho vai até 20 de dezembro de 2015. A ficha de inscrição deve ser preenchida e enviada para o endereço de e-mail: icoloquiopoesiafale@gmail.com.

As inscrições para ouvintes poderão ser feitas até o dia do evento.

I Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES