5 March 2021
Cidade da Praia, Cabo Verde, 4 e 5 de Fevereiro.

I Cimeira sobre a Inovação em África – Africa Innovation Summit

Este evento, organizado pela empresa cabo-verdiana IHABA em parceria com o Governo de Cabo Verde, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o NEPAD, tem como objectivos principais colocar a problemática da Inovação no centro da agenda de desenvolvimento de África e como principal instrumento da competitividade das economias africanas.

 

África está a mudar e o crescimento recente do continente mantém-se. Este continente tem feito grandes progressos na última década, em distintas áreas desde a social, a política à económica. O crescimento tem sido sólido e as variáveis macroeconômicas têm mostrado grandes melhorias, apesar das circunstâncias globais difíceis. Contudo, a realidade é que hoje, poucos países africanos podem afirmar ter transformado com sucesso as suas economias.

O cenário global do século XXI exige mudanças significativas nas sociedades e economias africanas. O sucesso exige que as sociedades e as economias africanas sejam criativas.

Visite o sítio da I Cimeira sobre a Inovação em África – Africa Innovation Summit


Isto é crucial para o desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e a competitividade em África. Os países africanos deverão mudar a natureza das suas economias, tornando-se mais criativos e inovadores para suportar a transformação socioeconómica. A solução para os desafios com que o continente se depara está no engenho e na criatividade dos africanos.

Esta é a chave para a transformação socioeconómica.

A boa notícia é que os africanos são inovadores. A Cimeira iniciará um processo para rever de forma crítica o que está a acontecer e como aprender com os exemplos africanos emergentes, quais os desafios e como construir sistemas de inovação sólidos em países africanos.

Esta primeira Cimeira Inovação em África (AIS) é um acontecimento catalizador. Faz parte de um esforço muito mais amplo para construir uma plataforma promovedora de Inovação em África. Esta Cimeira constituirá a base para um diálogo contínuo, entre os vários participantes, sobre a inovação. Todas as partes interessadas, incluindo políticos, empresários, inovadores, investigadores, académicos e investidores estarão envolvidas num esforço conjunto para realizar a avaliação estratégica, procurar soluções sólidas e envolver actores-chave na construção de um ambiente mais propício para a inovação no continente.

Uma iniciativa da IHABA sob o patrocínio do S.E. Pedro Pires, ex-presidente de Cabo Verde (2001-2011), laureado em 2011 com o prémio Mo Ibrahim.

Caros amigos, quando falamos de inovação, estamos a falar do futuro. Que futuro temos para nós? Que futuro podemos aspirar? Que atitude devemos adoptar? Iremos agir ou consentir? (Pedro Pires)

Também poderá gostar

Sem comentários