A segunda edição da Semana José Saramago em Nova Iorque, “Saramago’s Week in NY”, organizada pelo Arte Institute, em cooperação com a Fundação José Saramago, marca os 90 anos do escritor, e traz a Nova Iorque a viúva de Saramago, Pilar del Rio.
“Será uma semana eclética e multidisciplinar, com ações em diferentes áreas: literatura, dramaturgia, cinema, música e fotografia”, afirma Ana Miranda, diretora e fundadora do Arte Institute.
O programa arranca com cinema, estando prevista, para quinta-feira, a exibição do filme “José & Pilar”, do realizador Miguel Gonçalves Mendes, já mostrado na primeira edição do festival, e, no sábado, uma seleção de curtas-metragens portuguesas e espanholas.
O Instituto Cervantes será palco, no dia 29 de outubro, de uma palestra com Pilar del Rio e Jorge Vaz de Carvalho, professor da Universidade de Lisboa, ilustrador e cantor lírico, dedicada ao tema “As Personagens Encontram o Autor”, a par da apresentação de vídeos da Opera “Blimunda”, inspirada em “Memorial do Convento”, do compositor italiano Azio Corghi, que assinou o libreto com o escritor.
Para dia 30 de outubro, na Poets House, está marcada uma leitura de textos de Saramago, com Pilar del Rio, Jorge Vaz Carvalho e actrizes portuguesas convidadas, que vão dar voz a diálogos femininos da obra do escritor, na iniciativa “Mulheres em Saramago”.
No mesmo dia será inaugurada a exposição fotográfica “José Saramago in Lanzarote”, de João Francisco Vilhena, e terá lugar um concerto jazz.
O programa termina a 01 de novembro na Rutgers University, em Nova Jersey, com leituras da obra de Saramago, a presença de Pilar del Rio e um concerto do contrabaixista Hugo Antunes.
O Arte Institute é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque, dedicada à internacionalização da arte contemporânea portuguesa.
PDF // MAG.
Lusa/Fim.
Foto: LUSA (22/04/2008). TIAGO PETINGA/LUSA