“Google” decidiu recordar Amália

Se ainda fosse viva, Amália Rodrigues faria hoje 91 anos, e para a homenagear oGoogle pôs hoje on-line este “doodle” que quando clicado dirige o utilizador para uma página com links que falam desta estrela portuguesa e para páginas do YouTube onde se podem ver e ouvir alguns dos seus fados mais famosos.

De acordo com os documentos oficiais da fadista, a pequena Amália nasceu a 23 de Julho de 1920. Mas o mais curioso, como a própria fadista chegou a contar na sua biografia, é que ninguém na família sabia exactamente o dia a que nascera: a mãe esquecera-se de registar logo a bebé e passado algum tempo ninguém se lembrava do dia exacto do nascimento. Por isso, Amália escolheu festejar o seu aniversário a 1 de Julho e só mais tarde descobriu que os “papéis oficiais” ditavam que fosse a 23 desse mês.

Amália não se atrapalhou: passou a festejar o seu aniversário nas duas datas.

Para a posteridade, no entanto, 23 de Julho seria a data de aniversário oficialmente reconhecida para aquela que viria a ser a maior fadista portuguesa e uma das primeiras embaixadoras da cultura nacional no estrangeiro. Um ícone inesquecível que faria hoje, portanto, 91 anos.

FONTE: SIC NotíciasDN Ciência

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top