A festa literária consiste numa série de encontros com escritores, feira do livro e atividades para o público infanto-juvenil, e este ano decorrerá de 14 a 17 de novembro, com o tema “a literatura é um jogo” e uma homenagem ao romancista brasileiro José Lins do Rego, autor de “Menino de Engenho” e “Doidinho”.

Entre os convidados da nona edição do Fliporto, cuja programação foi divulgada na terça-feira em conferência de imprensa, estarão o romancista Valter Hugo Mãe, o escritor, editor e antigo secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas, a tradutora e presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, e o realizador Miguel Gonçalves Mendes.

Está previsto um encontro sobre literatura portuguesa e a conferência de abertura contará com a presença de Pilar Del Río, explicou o curador da Fliporto, Antônio Campos, citado pelo jornal O Globo.

Entre os convidados deste ano da festa estarão ainda o jornalista e escritor brasileiro Laurentino Gomes, a presidente da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, e com a autora paulista Andrea Del Fuego, que venceu o prémio literário José Saramago com o romance “Os Malaquias”.

Além da Fliporto Criança, destinada aos leitores mais novos, este ano haverá ainda o Flicordel, dedicado à poesia popular.

SS // MAG – Lusa/Fim

Foto: Olinda, Pernambuco. Carnaval. 24/02/2004. EPA/CRISTINA DE SOUZA. LUSA

Partilhar