Euronews lança canal em África

O Euronews anunciou hoje o lançamento de um canal africano de notícias em vários idiomas, incluindo o português, em meados do próximo ano e em parceria com a televisão estatal da República do Congo.

O novo projeto, chamado de Africanews, terá a sua sede em Brazzaville, na capital da República do Congo.

Inicialmente, o canal televisivo fará a cobertura em inglês e francês, depois irá incluir progressivamente os outros idiomas do continente, incluindo o português, o árabe e o suaíli.

“O Africanews terá uma equipa com 40 profissionais, entre jornalistas e técnicos, baseados em Brazzaville, cobrindo notícias da região subsaariana graças aos escritórios regionais e uma vasta rede de correspondentes no continente”, referiu o canal em comunicado.

“Assim que o canal iniciar as emissões, programas emblemáticos e reportagens especiais ajudará a Africanews ter a sua identidade africana”, acrescentou.

O Africanews terá transmissões ao vivo na Internet, assim como um website com as suas notícias e aplicações específicas para telemóveis que serão lançadas posteriormente.

O acordo assinado entre os responsáveis da Euronews, Michael Peters, e da TV Congo, Jean Obambi, decorreu no último sábado.

“O Africanews é diferente dos diversos canais porque visa dar à África um lugar no mundo da notícias e dar ao mundo notícias do continente, que ele mesmo é um mercado, da mesma forma e nível que as demais regiões do mundo”, disse Michael Peter, citado no comunicado.

CSR // PJA – Lusa/fim

Foto: Fachada da sede da Televisão europeia, EURONEWS, a 11 de abril de 2005, em Paris, ANTONIO COTRIM / LUSA

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top