5 March 2021
A Associação Nacional de Jovens Empresários Timorenses (ANJET) assinou hoje dois protocolos de colaboração com a Confederação Empresarial e com a União de Exportadores da CPLP, no intuito de fortalecer as relações empresariais no espaço lusófono.

Empresários timorenses assinam protocolos no âmbito da CPLP

Estes textos foram assinados num encontro empresarial sobre “investimento em Timor-Leste”, organizado por ocasião da atribuição da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) a Timor-Leste e onde participaram empresários e responsáveis de vários países lusófonos, em Díli.

O primeiro protocolo foi assinado por Jorge Serrano, que além de presidir à ANJET é presidente de honra da CE-CPLP e por Salimo Abdula, presidente da direção da entidade, e o segundo pelo empresário timorense e por Mário Costa, presidente da União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP).

O protocolo com a CE-CPLP reconhece que o desenvolvimento da economia nacional exige um setor privado “forte e dinâmico” e “uma sinergia” entre os setores público e privado.

Compromete a CE-CPLP, entre outros aspetos, a apoiar a Criação do Conselho Económico Nacional (CEN) e a realização de contratos programas entre o Governo e o setor empresarial.

A nível legislativo apoiará na elaboração de decretos como a harmonização de taxas e impostos, apoio do Governo ao setor privado, lei do mecenato e de guichê único, entre outros aspetos.

A ANJET, por seu lado, apoiará na criação do Conselho Económica da CPLP, em parceria com o Governo da Marca Nacional timorense e da Feira Internacional do país.

O segundo protocolo integra Timor-Leste no projeto da União de Exportadores, iniciativa que nasceu da cimeira de Díli dos chefes de Estado e do Governo da CPLP, em 2014, para conseguir tornar o espaço lusófono mais capacitado para o negócio.

Desenvolver oportunidades de negócio, divulgação de produtos, serviços ou regiões, formação, análise de mercados, ações de promoção e outros aspetos são abrangidos pelo protocolo.

ASP // FV. – Lusa/Fim

Aceda a Confederação Empresarial da CPLP


Foto: Jaime Xavier, administrador da Central, empresa proprietária do supermercado Páteo em Timor-Leste. A Central é uma empresa portuguesa especializada na importação/exportação no negócio da indústria alimentar e não alimentar para o lar. Em Timor-Leste, atua nos canais grossista, retalhista e na representação e agenciamento de marcas. Díli 29 de junho de 2013. ANTÓNIO AMARAL / LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários