O Centro Nacional de Cultura, em parceria com a Dzanc Books e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, acolhe entre 3 e 15 de julho cerca de uma centena de escritores norte-americanos que participarão na 6ª edição do programa literário internacional Disquiet.

O Projeto DISQUIET foi lançado pela organização literária sem fins lucrativos Dzanc Books, baseada no Michigan, Estados Unidos da América, e parte do princípio que a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspetivas e novos ângulos de interpretação do mundo que nos rodeia, resultando num indubitável enriquecimento para todos aqueles que nele participam.

O Centro Nacional de Cultura associou-se a este projeto desde o início, em 2011, aceitando em 2016, pelo sexto ano consecutivo, ser parceiro para a vinda de um grupo de 90 escritores norte-americanos a Lisboa.

Durante os quinze dias do programa, proporcionar-se-á ao grupo de escritores norte-americanos – consagrados ou apenas amadores – um contacto tão abrangente quanto possível com diferentes aspetos da cultura portuguesa, destacando naturalmente o literário, dando-lhes assim a oportunidade de conviver com escritores e poetas lusófonos de diversas gerações, instituições ligadas à cultura portuguesa, etc. Os participantes incluem importantes escritores norte-americanos, alguns deles luso-descendentes.

Consulte aqui o programa.
Apenas os eventos assinalados com asterisco são abertos ao público. Todas as sessões têm lugar em inglês sem tradução simultânea.

RELACIONADAS