A este encontro assistiu acompanhado de membros da Academia Galega da Língua Portuguesa, integrantes da Comissão Promotora da Iniciativa Legislativa Popular Paz-Andrade, e do Conselho da Cultura Galega.
Após a receção pola presidente, Pilar Rojo, uniram-se os representantes dos grupos parlamentares (PP, PSOE, AGE e BNG). No encontro, Gilvan Oliveira mostrou a disponibilidade do IILP para apoiar as iniciativas relacionadas com a promoção da língua portuguesa, explicando diversas hipóteses de colaboração, entre as quais a criação de roteiros específicos para o aprendizado de português na Galiza, no quadro do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira.
A presidente do Parlamento e os representantes dos grupos parlamentares agradeceram a visita do Diretor Executivo do IILP, e louvaram o esforço da Comissão Promotora da Iniciativa Legislativa Popular Paz-Andrade na procura de consensos.
A seguir, Gilvan Oliveira manteve um encontro com o Diretor Geral de Política Linguística do Governo Autónomo Galego, Valentín García, em que conversaram sobre possíveis vias de colaboração.
Esta visita reveste uma especial importância, por ser a primeira vez que é recebido oficialmente na Galiza um diretivo de um organismo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e por produzir-se no contexto tramitação parlamentar da «Lei Paz-Andrade para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a lusofonia», cuja aprovação se prevê unânime, no decurso dos próximos 2 meses.
Na fotografia, da esquerda para a direita: Henrique Monteagudo e Ramón Villares, representantes do Conselho da Cultura Galega; a presidente do Parlamento Autónomo, Pilar Rojo; o Diretor Executivo do IILP, Gilvan Müller de Oliveira; o secretário da Academia Galega da Língua Portuguesa, Ângelo Cristóvão; o membro da Comissão Promotora da ILP Paz-Andrade, José Morell e Joám Evans Pim, da AGLP e da Comissão Promotora.