A data lembra o trágico dia em que estudantes que protestavam pelo reconhecimento de sua língua – o bengalês – como um dos idiomas oficiais do então Paquistão, em 1952, foram mortos pela polícia em Daca, hoje capital de Bangladesh. O dia representa um esforço para promover a preservação e proteção de todas as línguas faladas pelos povos do planeta.

Neste ano, a Unesco e outras agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU) participam de eventos que promovem o multilinguismo e a diversidade cultural. Essas instituições também encorajam as pessoas a manter o conhecimento de sua língua materna ao mesmo tempo em que aprendem e utilizam mais de um idioma. Organizações governamentais e ONGs devem aproveitar esta quinta-feira para anunciar políticas de apoio ao ensino e manutenção de diversas línguas.

Em todo o mundo, existem quase 7 mil línguas conhecidas. Desse total, aproximadamente 200 desapareceram nas últimas décadas, segundo dados do Atlas Unesco das línguas em perigo no mundo. Há centenas de outras em situação crítica, seriamente ameaçadas ou em estado vulnerável. Praticamente um terço das línguas faladas no mundo hoje está em risco de extinção, aponta a última edição do livro Ethnologue, publicada em 2009. Uma nova versão desse estudo será publicada neste ano.

No Brasil, atualmente são faladas cerca de 210 línguas, de acordo com estimativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os grupos indígenas falam cerca de 180 línguas, e as comunidades de descendentes de imigrantes – como italianos e alemães -, cerca de 30 línguas. Além disso, pelo menos duas línguas de sinais de comunidades surdas são utilizadas em território brasileiro, onde também existem práticas linguísticas associadas à presença de povos e línguas africanas, remanescentes principalmente de quilombos e comunidades religiosas.? Ler o artigo completo.

 

Foto: Refugiados aprendem inglês no Afeganistão: quase um terço das línguas do mundo tende a desaparecerFoto: Getty Images

 

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar