7 March 2021
A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) em parceria com o ICIEG e outros parceiros promoveram no domingo, 7 de Março, na Cidade de Assomada o acto central das comemorações do Dia Internacional da Mulher, sob o lema Djuntu na Paz, nu kombati violênsia na Cabo Verde.

Dia 8 de março, dia internacional da mulher

O acto de abertura foi co-presidido pela sua Excelência, Senhor Primeiro-Ministro Jose Maria Neves e a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, a Sra. Petra Lantz e contou com a presença da Embaixadora dos EUA, representantes do Governo1, representantes das autarquias locais, entre outros.

Ao celebrar o Dia Internacional da Mulher sabemos que nos juntamos a milhares de pessoas por todo o mundo, para comemorar uma data que o mundo inteiro assinala há 100 anos. Celebra-se este ano mundialmente sob o lema Igualdade de Direitos, Igualdade de Oportunidades: Progresso para Todos.

Neste momento celebra-se também o décimo quinto (15º) aniversário da adoção da Declaração e da Plataforma de Acção de Beijing. Em 1995, durante a IV Conferência mundial sobre as mulheres, dirigentes dos vários países comprometeram-se em promover a igualdade, o desenvolvimento e a paz para as mulheres, no mundo inteiro.

A Declaração de Beijing continua com tanta atualidade como hà 15 anos atrás: enquanto não se libertarem as mulheres da pobreza e injustiça, todos os objectivos para os quais trabalhamos – a paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável – estarão ameaçados. São vários os exemplos de progresso, contudo os estereótipos de género e a discriminação com base no sexo persistem em todas as culturas e comunidades.

O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de fazer uma leitura crítica sobre os sucessos alcançados ao longo dos últimos 15 anos, que não são poucos, e de fazer um balanço sobre como alcançar o que falta.

Em Cabo Verde, muito tem sido feito desde a independência em prol da mulher, permitindo criar um ambiente favorável para a participação cada vez maior da mulher, de modo a contribuir para o desenvolvimento do país. Grandes resultados têm sido alcançados, com destaque para a educação, a saúde e a participação política das mulheres nos últimos anos. De salientar que a nível do governo, dentre os ministros, 8 são mulheres. Ler o artigo completo.

Mulher de bicicleta ao nascer do sol

Perto de Hanover, Alemanha, 25 de fevereiro de 2014.

Foto LUSA: EPA/JULIAN STRATENSCHULTE

 

Foto: Lisbon Fashion Week. 07 de março de 2014. JOSE SENA GOULAO/LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários