CPLP quer divulgar na internet oportunidades de negócio

Esta é uma das conclusões da reunião de pontos focais da CPLP realizada esta terça-feira em Lisboa, em que foi discutido o futuro plano estratégico de cooperação no turismo da comunidade, elaborado em colaboração com a Organização Mundial do Turismo e que será proposto aos ministros da área da comunidade, que se reunirão em Díli em maio de 2015.

O portal deverá ter “uma linha dedicada a projetos e oportunidades de negócio disponíveis para investimento”, disponibilizando informação em inglês, francês e chinês, disse à Lusa o diretor de cooperação da CPLP, Manuel Lapão.

A página na internet funcionará também como uma “troca de experiências” entre os Estados, nomeadamente informação sobre legislações nacionais, repatriamento de capitais ou vistos.

Da reunião saiu igualmente a proposta de criar uma “rota turística da CPLP com base em imagens das maravilhas ou ícones turísticos” dos oito países lusófonos.

Os países deverão ainda “reativar as intervenções que no passado desenvolveram ao nível dos parques e reservas naturais”, fazendo uma “associação entre turismo e ambiente”, referiu Manuel Lapão.

O objetivo é concertar políticas públicas e que as legislações nacionais imponham sanções às ameaças ao património, disse o responsável, que exemplificou com o caso de Moçambique, onde “a guerra e a fome fizeram recrudescer a caça de espécies protegidas”.

JH // JMR – Lusa/fim

Foto extraída do portal VisitPortugal

Foto: A Fazenda Florença, atualmente, oferece 35 quartos e já foi palco de gravações para telenovelas famosas da Rede Globo, como “Escrava Isaura”, em 1976, ou “Sinhá Moça”, 23 de junho de 2011, Rio de Janeiro. FABÍOLA ORTIZ/LUSA

O projeto Mos Bele, instalado num antigo forte holandês, servem-se sumos de fruta naturais e encomenda-se o almoço antes de se dar um mergulho na praia e comprar peças de artesanato timorense, em Díli, Timor-Leste, 21 de agosto de 2011. ANTONIO AMARAL / LUSA

Local de lazer no Mussulo, peninsula a sul de Luanda em Angola. QUINTILIANO DOS SANTOS / LUSA

Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe 10 de abril de 1994 Manuel Moura / Lusa

Uma vendedora ambulante transporta laranja, na cabeça, numa rua de Bissau, a 5 de Março de 2009. TIAGO PETINGA / LUSA

Foto: Uma mulher transporta água na praia do Tarrafal , Cabo Verde, 04 dezembro de 2012. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Mulheres moçambicanas. 15/10/2009. ANTONIO SILVA/LUSA

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top