7 March 2021
O chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, anunciou hoje que a cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) se vai realizar no dia 23 de julho, em Díli.

Cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP

“No dia 23 de julho é a cimeira de chefes de Estado e de Governo”, afirmou à agência Lusa José Luís Guterres, à margem de uma conferência de imprensa sobre a celebração do Dia de África, no domingo.

As autoridades timorenses tinham já anunciado que a cimeira se deveria realizar entre 20 e 26 de julho.

Na cimeira de Díli, que poderá ficar marcada pela adesão da Guiné Equatorial, Timor-Leste vai assumir pela primeira vez a presidência da organização.

Questionado pela Lusa sobre os chefes de Estado e de Governo que vão estar presentes no encontro, José Luís Guterres afirmou que ainda não tinha confirmações.

Guterres recordou que o primeiro-ministro Xanana Gusmão realiza no mês de junho visitas a vários países da CPLP, designadamente à Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

“Queremos que o maior número possível de chefes de Estado e de Governo participem na cimeira”, disse.

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, confirmou em fevereiro, durante uma visita do seu homólogo timorense, que estará presente na cimeira da CPLP em Díli.

MSE // JPS – Lusa/Fim

Artigos relacionados:

Também poderá gostar

Sem comentários