Estão abertas as candidaturas para o lugar de Professor Visitante no Departamento de Estudos Portugueses Brasileiros da Universidade de Brown (em Providence, Rhode Island). O concurso, que resulta de uma parceria entre a FLAD e a Universidade de Brown, está aberto para os dois semestres do ano lectivo de 2022/2023, e destina-se a seleccionar dois professores, um para cada semestre.

Universidade de Brown é uma das mais importantes e a sétima mais antiga universidade americana, integrando o restrito grupo da Ivy League. Situada em Providence, na Costa Leste, onde existe uma expressiva comunidade luso-americana, esta universidade mantém um reputado Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros. Em 1993, a FLAD estabeleceu com a Universidade de Brown um protocolo através do qual foi criado um Programa de Professor Visitante, dedicado à Cultura e História de Portugal e às Ciências Sociais relacionadas com o Portugal contemporâneo.

Desde então, Brown tem contado com a presença de reputados universitários portugueses, que enriquecem a oferta curricular do núcleo português daquele departamento. Ao dar continuidade a este programa, de que a FLAD muito se orgulha, estamos a contribuir para a promoção de Portugal, da sua Cultura e dos seus académicos nos Estados Unidos.

Objetivo Principal

Leccionar em inglês de um curso semestral (unidade curricular) de História ou Ciências Sociais (e.g. Sociologia, Antropologia ou Ciências Políticas), abordando Portugal contemporâneo, podendo ser a temática alargada a sociedades de expressão portuguesa e/ou ter uma dimensão comparativa internacional. A decisão final do tema resultará de conversações entre o Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros de Brown e o candidato seleccionado.

Os candidatos selecionados deverão também acompanhar e colaborar com o trabalho da FLAD quer naquela Universidade, quer no relacionamento com outras instituições de ensino e outras na região da Nova Inglaterra.

Períodos

Será selecionado um Professor Visitante para cada um dos seguintes semestres académicos:

  • Semestre de Outono (Setembro-Dezembro) de 2022;
  • Semestre da Primavera (Janeiro-Maio) de 2023;

Requisitos

Os candidatos devem:

  • Possuir o grau de Doutor, ou CV considerado equivalente;
  • Ter trabalho publicado na sua área académica;
  • Ter experiência de ensino em inglês;
  • Estar filiado num instituição de ensino superior em Portugal e/ou se membro integrado de uma unidade de I&D reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Candidatura

As candidaturas deverão ser submetidas através do seguinte link.

Documentação necessária (em inglês):

  • Carta de motivação;
  • CV, com trabalhos publicados na área e experiência de ensino;
  • Cópia do certificado de doutoramento;
  • Duas cartas de recomendação de profissionais do mundo académico (investigação e/ou ensino);
  • Proposta do plano curricular do curso (syllabus) que o candidato pretende lecionar
  • Indicação do semestre pretendido;
  • Consentimento no âmbito do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Nota: As cartas de recomendação poderão ser submetidas em português ou inglês. Todos os outros documentos devem ser submetidos em língua inglesa.

A data limite para apresentação de candidaturas para ambos os semestres é dia 6 de novembro de 2021.

Avaliação e Bolsa

O candidato será selecionado por um júri constituído por:

A avaliação terá por base os documentos apresentados, podendo em caso de necessidade envolver
uma entrevista. O candidato selecionado terá de ser aprovado pela FLAD.

Ao candidato escolhido, a FLAD irá atribuir uma bolsa no valor de 5.000 USD/mês, seguro de saúde (até ao limite de 500 euros), e viagem de ida e volta (até ao limite de 1.000 euros).

As candidaturas selecionadas serão comunicadas até dia 30 de novembro de 2021.

Aconselhamos a leitura do edital deste concurso (Edital – Concurso Professor Visitante Brown University 2022/2023onde poderá encontrar todos os requisitos de candidatura e outras informações relevantes.

Boa sorte a até breve!

Até breve!

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar