28 February 2021

Bibliotecas nacionais do Brasil e de Portugal lançam portal que reúne acervos de raridades

São Paulo, Brasil, 10 mai (Lusa) – As bibliotecas nacionais do Brasil e de Portugal lançaram hoje, no Rio de Janeiro, o portal da Biblioteca Digital Luso-Brasileira para disponibilizar na Internet acervos digitalizados das duas instituições.

O presidente da Biblioteca Nacional do Brasil, Renato Lessa, disse à Lusa que o projeto começou a ser desenvolvido há dois anos e vai reunir, além de conteúdos próprios, acervo de instituições associadas das duas bibliotecas nacionais.

Sobre a importância cultural do projeto, Renato Lessa frisou que o impacto será extraordinário para a pesquisa e a promoção da língua portuguesa no mundo.

“A Biblioteca Luso-Brasileira representa um grande esforço conjunto para dar nova dimensão, relevância e visibilidade aos conteúdos culturais em língua portuguesa na Internet. Estamos abrindo as estantes e colocando as pessoas em contato direto com o que as duas bibliotecas têm de mais precioso”, explicou.

Para Renato Lessa, a língua portuguesa ainda é muito doméstica, e a iniciativa favorece uma política de fortalecimento e disseminação no cenário internacional.

Sobre a importância da iniciativa para as relações culturais bilaterais, o presidente da instituição brasileira disse que “a relação entre Portugal e o Brasil passa pela língua portuguesa, e vai muito além do acordo ortográfico. Este é o grande projeto que temos na Biblioteca Nacional hoje no âmbito da cooperação entre as duas nações”.

Entre as raridades que podem ser consultadas pelo grande público, destacou um acervo de primeiras edições do clássico Os Lusíadas em português e noutras línguas.

O portal da Biblioteca Luso-Brasileira pode ser consultado na Internet através do endereço http://bdlb.bn.br/.

CYR // EL – Lusa/FimBiblioteca digital luso-brasileira (2)

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES