O Centro Cultural Brasileiro em Moscou foi inaugurado em dezembro de 2012. Ele oferece o ensino da língua portuguesa e difunde a cultura brasileira, além de atuar para fortalecer os laços econômicos e turísticos entre os dois países, em cooperação com a Embaixada do Brasil e com apoio da prefeitura da Região da Administração Central (TSAO) de Moscou.
“O futuro começa aqui” é assim que os brasileiros se referem ao seu país. É assim que começa a matéria da rádio Voz da Russia sobre o Centro Cultural Brasileiro em Moscou, da qual as informações abaixo foram retiradas.
E prossegue: o Brasil é a quinta economia mundial. Membro do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), abrange 26% do território do planeta e responde por 4, 2% da população mundial (nota do Vermelho: na verdade corresponde a 2, 7%). 
O BRICS já é um fator de peso a ter em conta na vida internacional: os seus países-membros controlam cerca de 43% da reserva mundial de moeda e a sua cota-parte continua crescendo. As previsões indicam que até meados deste século o valor total das economias destes cinco países em grande desenvolvimento ultrapasse em duas vezes o valor das economias do G7. 
Por isso, o redator da Voz da Rússia sugere que se comece desde já a estudar a língua portuguesa em sua versão brasileira. O português, diz, é uma das línguas mais faladas no mundo. E o Brasil, um país gigantesco, que ocupa quase metade do continente sul-americano, consegue, mesmo em época de crise financeira global, atrair um grande número de imigrantes. Ler o artigo completo.

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar