As palavras têm uma sílaba que se pronuncia com maior intensidade. A essa sílaba chama-se tónica. Quanto à posição da sílaba acentuada, as palavras podem ser agudas ou oxítonas, se o acento incidir sobre a última sílaba da palavra (lençol, chami, canal, francês), graves ou paroxítonas, quando o acento incide sobre a penúltima sílaba da palavra (mesa, cadeira, pis, mala), esdrúxulas ou proparoxítonas, se o acento recair sobre a antepenúltima sílaba da palavra (gado, bado, lástima, potica).

Contudo, nem todas as sílabas possuem acento gráfico e há algumas regras para a acentuação gráfica das palavras.

Relativamente às palavras oxítonas ou agudas, são acentuadas graficamente as terminadas em -a, -e, -o, seguido ou não de -s, como, por exemplo, pá (s), café (s), avó (s). As terminadas em -em ou -ens, com mais de uma sílaba, como é o caso de armazém (éns) e vintém (éns). E as terminadas em ditongo aberto seguido ou não de -s, tais como anéis, anzóis, chapéu(s). Além destes casos, também se acentuam graficamente as palavras terminadas em -i ou -u, seguido ou não de -s, que não formem ditongo com a vogal anterior (baú(s), país, aí, saí, Luís).

Contudo, existem algumas exceções: não são acentuadas as que terminem em -i ou -u, seguido de consoante, que não -s (raiz, sair, paul, Raul, Saul). Há ainda a ter em conta as formas verbais que devem ser distinguidas com o acento circunflexo, como é o caso da 3ª pessoa do singular e do plural do verbo ‘ter’ (ele tem/eles têm) e do verbo ‘vir’ (ele vem /eles vêm).

No que diz respeito às palavras paroxítonas ou graves, acentuam-se graficamente as terminadas em -l, -n, -r, -x e -ps, como, por exemplo, móvel, hífen, ímpar, tórax, bíceps. As terminadas em -i ou -u, seguido ou não de -s, como é o caso de júri, lápis, vírus. Também têm acento gráfico as palavras terminadas em ditongo oral, seguido ou não de -s (hóquei; ágeis; úteis; devíeis) e as terminadas em vogal nasal ou ditongo nasal, seguidos ou não de -s (órgão, bênção, acórdão, Estêvão). As palavras terminadas em vogal nasal, seguida ou não de -s, representada na escrita por -um, uns ou -us, também têm acento gráfico (álbum, álbuns, fórum, fóruns, húmus). As palavras cuja sílaba tónica -i ou -u não forma ditongo com a vogal anterior também devem ser acentuadas (saída, caído, moído, conteúdo, saúde). São exceções a esta regra as palavras em que o -i ou -u da sílaba tónica for seguido do dígrafo -nh (rainha, moinho). Ou então quando o -i ou -u da sílaba tónica faz parte de sílaba terminada em -m, -n ou -r. (Coimbra, ainda, sairdes).

Todas as palavras proparoxítonas ou esdrúxulas são acentuadas graficamente, como, por exemplo, cágado, exército, público, último, dinâmico, níveo, enciclopédia, série, lírio, nódoa e fêmea.

Lúcia Vaz Pedro

Veja o vídeoLucia video

Voltar ao Índice

RELACIONADAS