O evento, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de novembro, é realizado pela Prefeitura de Natal e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).
O seminário abrirá com uma mesa de discussões sobre o tema “Poesia escrita para a Música”. A ideia é estimular a reflexão sobre o modo como a poesia é utilizada em letras do samba e do fado, além das tendências contemporâneas da poesia nos distintos universos da lusofonia.
A mesa contará com a participação do cantor e compositor brasileiro Gabriel O Pensador.
No segundo dia de programação, o debate será em torno do estado e da evolução da língua portuguesa, com destaque para as discussões em torno de estratégias e mecanismos políticos para a afirmação do idioma comum.
O expositor desta mesa será o professor catedrático Carlos Reis, diretor do Instituto de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
No último dia, para fechar o encontro, a exposição será feita pelo escritor angolano Manuel Rui, ex-reitor da Universidade de Luanda e ministro do Governo de Angola.
O foco do último dia serão os relatos e crónicas de viagens, entendidas como forma de contribuir para o melhor entendimento do outro e também para o auto-conhecimento.
O primeiro encontro de escritores da Língua Portuguesa, realizado no ano passado, contou com cerca de 1.500 participantes, entre escritores, professores, estudantes e público em geral.
A expetativa é de que o evento deste ano consiga atrair um número ainda maior de pessoas.
De acordo com os organizadores, este é o primeiro ano que o encontro contará com participantes de todos os países lusófonos, incluindo ainda o território de Macau.
Paralelamente aos debates serão realizadas iniciativas extras como uma Feira do Livro, o lançamento de obras inéditas, tertúlias de poesia, além do encontro de escritores na Universidade do Rio Grande do Norte.
FONTE: SIC Notícias