8 March 2021
O II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa da cidade de Natal, no nordeste do Brasil, discutirá o uso da poesia em diferentes estilos musicais do mundo lusófono, como o samba e o fado.

A poesia no samba e no fado é tema de reflexão no II Encontro de Escritores da Língua Portuguesa

O evento, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de novembro, é realizado pela Prefeitura de Natal e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

O seminário abrirá com uma mesa de discussões sobre o tema “Poesia escrita para a Música”. A ideia é estimular a reflexão sobre o modo como a poesia é utilizada em letras do samba e do fado, além das tendências contemporâneas da poesia nos distintos universos da lusofonia.

A mesa contará com a participação do cantor e compositor brasileiro Gabriel O Pensador.

No segundo dia de programação, o debate será em torno do estado e da evolução da língua portuguesa, com destaque para as discussões em torno de estratégias e mecanismos políticos para a afirmação do idioma comum.

O expositor desta mesa será o professor catedrático Carlos Reis, diretor do Instituto de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

No último dia, para fechar o encontro, a exposição será feita pelo escritor angolano Manuel Rui, ex-reitor da Universidade de Luanda e ministro do Governo de Angola.

O foco do último dia serão os relatos e crónicas de viagens, entendidas como forma de contribuir para o melhor entendimento do outro e também para o auto-conhecimento.

O primeiro encontro de escritores da Língua Portuguesa, realizado no ano passado, contou com cerca de 1.500 participantes, entre escritores, professores, estudantes e público em geral.

A expetativa é de que o evento deste ano consiga atrair um número ainda maior de pessoas.

De acordo com os organizadores, este é o primeiro ano que o encontro contará com participantes de todos os países lusófonos, incluindo ainda o território de Macau.

Paralelamente aos debates serão realizadas iniciativas extras como uma Feira do Livro, o lançamento de obras inéditas, tertúlias de poesia, além do encontro de escritores na Universidade do Rio Grande do Norte.

 

FONTE: SIC Notícias

Também poderá gostar

Sem comentários