O programa do 1º Ciclo de Conferências do Observatório da Língua Portuguesa prossegue na próxima quinta-feira, dia 17 de novembro, com a 2ª conferência, subordinada ao tema “A Internacionalização da Língua Portuguesa”
Este ciclo de conferências pretende ser uma oportunidade de reflexão e debate de ideias sobre questões relevantes e actuais da Língua Portuguesa. Pretende, igualmente, motivar a sociedade civil para a importância da II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial que terá lugar no nosso País no próximo ano.
2ª Conferência:
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
17 de Novembro de 2011
18:00 horas
Fundação Cidade de Lisboa, Campo Grande, 380
Presidente e Moderador
Marcello Mathias
Conferencistas:
Manuel Braga da Cruz
José Ribeiro e Castro
Comentadora:
Ana Sousa Dias
Chama-se a atenção para a alteração da data inicialmente prevista para a 3ª conferência.
3ª Conferência:
O VALOR ECONÓMICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
29 de Novembro de 2011
18:00 horas
Presidente e Moderadora
Maria Eduarda Boal
Conferencistas:
José Paulo Esperança
Luís Sousa Macedo
Comentador:
Francisco Sarsfield Cabral
Fundação Cidade de Lisboa, Campo Grande, 380
1700-097 Lisboa
Portugal
Telefone: 00 351 929178821
Endereço electrónico: lpobservatorio@sapo.pt
Fundado em Junho de 2008, o OLP- Observatório da Língua Portuguesa é uma associação sem fins lucrativos que tem por objectivos contribuir para:
- o conhecimento e divulgação do estatuto e projecção da Língua Portuguesa no Mundo;
- o estabelecimento de redes de parcerias visando a afirmação, defesa e promoção da Língua Portuguesa;
- a formulação de políticas e decisões que concorram relevantemente para a consagração da Língua Portuguesa como língua estratégica de comunicação internacional.
Instituição da sociedade civil que actua com sentido de Missão e espírito de Serviço Público, o Observatório da Língua Portuguesa elegeu como principal meio instrumental o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação.
As actividades que realiza por iniciativa própria ou em associação com organizações congéneres dirigem-se primordialmente para os Estados-Membros da CPLP e suas diásporas e para outros Países e comunidades que, por razões de ordem cultural, económica ou política, pretendem conhecer, aprender e falar a Língua Portuguesa.
Assim, o Observatório assume-se como uma plataforma de diálogo e cooperação entre instituições empenhadas na defesa e promoção da Língua Portuguesa, procurando estimular a coordenação de programas e acções com o intuito de potenciar a complementaridade das diferentes intervenções e a acrescida coerência do seu resultado final.