Caras associadas e caros associados da Associação Internacional de Lusitanistas,
Prezadas e prezados colegas,
Trago-lhes, finalmente, a confirmação de uma notícia que há poucos meses anunciei: o retomar do ciclo normal de vida da Plataforma9.
Ante de pormenorizar a notícia, permitam-me que faça uma breve descrição do difícil percurso que acabámos de vencer:
A Plataforma9, portal cultural do mundo de língua portuguesa e de literaturas e culturas que nela se exprimem, funcionou entre 2014 e 2022, por iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e da AIL e com suporte financeiro da primeira.
Desde o princípio que sabíamos que a FCG não apoioa indefinidamente este tipo de projetos; define um período de tempo, findo o qual eles têm de alcançar a sua sustentabilidade.
No final do 1º semestre de 2022, o termo desse tempo foi atingido; sabíamo-lo de antemão e desde final de 2020 que a Direção anterior da AIL e a FCG se empenharam na procura de uma solução. Os nossos esforços foram infrutíferos (digo nossos, porque a Direção presidida por Roberto Vecchi me encarregou de a representar nesse processo). Não desistimos e continuámos a desenvolver contactos, já no quadro da nova Direção e mesmo depois de a FCG se retirar. Foram dezenas de reuniões com fundações, empresas, mecenas de diverso tipo, sempre em vão.
Ainda mantivemos a P9 em funcionamento no verão de 2022, mas, em outubro, tivemos de suspender o seu funcionamento, pois os magros recursos da AIL não permitiam fazer face aos custos.
Com a P9 suspensa, mas não encerrada, os nossos esforços prosseguiram durante o ano de 2023. Estamos conscientes de que a Plataforma9 é vital para a imagem da AIL; o seu hipotético encerramento seria para nós um rude golpe.
Finalmente, após muito trabalho, foi possível encontrar uma nova parceria, agora com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, em Portugal. A INCM assume todos os custos; a AIL gere a Plataforma9, como antes, e passam a estar incluídas no portal informações respeitantes à atividade editorial da INCM e bem assim informações sobre os prémios criados ou a criar pela mesma INCM.
Esperamos que, a curto prazo, haja ainda um benefício para associados e associadas da AIL: a possibilidade de adquirir edições da INCM com descontos. Quando isso acontecer, informaremos.
Está, pois, disponível a Plataforma9, como antes, no sítio
https://plataforma9.com
A todas e todos pedimos o favor de divulgarem esta boa nova pelos meios ao vosso alcance.
Em simultâneo, foi reativado também o envio por correio eletrónico do Boletim semanal.
É possível que no começo se verifiquem ainda alguns problemas, resultantes de modificações necessariamente introduzidas no sistema. Antecipadamente apresento o nosso pedido de desculpas por tais problemas, que esperamos ir resolvendo pouco a pouco.
A concretização da P9 fica também a dever-se a duas empresas da Galiza que connosco colaboram: a Ideia, de Gonçalo Cordeiro, que organiza todos os procedimentos e gere diretamente o portal, e a Enxenio, que é responsável pelo suporte informático; a uma e outra o nosso agradecimento.
A todas e todos, com esta boa nova, envio, em nome do Conselho Diretivo, as nossas cordiais saudações.
Carlos Ascenso André
Presidente da Associação Internacional de Lusitanistas