O diretor-geral do evento, Murilo Elbas, a residir em Toronto há sete meses, salientou que o espetáculo, que vai realizar-se no dia 23 naquela idade canadiana, conta a história do Brasil através da música no século XX, desde 1910 até 1990.

O ator de 58 anos, natural do Rio de Janeiro, participou na telenovela da rede globo “Avenida Brasil” (no papel de Branco, técnico da equipa do Divino Futebol Clube), e em 2007 no filme “Tropa de Elite 1” (Coronel Antunes), tem como referência artística a sua avó Alegria Elbas, uma cantora de ópera.

Segundo Murilo Elbas, o espetáculo “não se restringe só ao samba e futebol”, mas inclui também fado, por exemplo.

O responsável destacou a “importância que a música teve” em todo o percurso da história do país, nomeadamente durante o período de ditadura, que permitiu que “os artistas demonstrassem o que estava a acontecer no Brasil de uma forma artística”.

“Vamos abordar vários estilos, entre eles o chorinho, pelas marchas de carnaval, o baião, bossa nova, pop, rock, o samba, os grandes sucessos em momentos históricos do Brasil no século XX”, frisou.

O ator destacou as “marchas de carnaval” nos anos 1940, e em 1960, durante a revolução da ditadura, pode-se escutar a “Tonga de Mironga de Kalubeletê”, original de Vinicius de Moraes, cantada em nagô, “numa crítica à ditadura”.

O espetáculo inclui temas da cantora luso-brasileira Carmen Miranda e de artistas como Paralamas do Sucesso, Cazuza, Roberto Carlos, Tim Maia ou Jorge Benjor.

A História da Música Brasileira – Uma Viagem Através da Evolução da Música Brasileira terá a participação de músicos locais, nomeadamente Marisa Oliveira, Valter Barberini, Guimar Campbell e do português Hugo Piló (ex-Blister e ex-Santa Claus).

O evento é direcionado para o público canadiano, será apresentado em inglês, mas as músicas serão interpretadas em português para “mostrar a música brasileira” e em que “os irmãos patrícios (portugueses) não são esquecidos”, disse Murilo Elbas.

SEYM // VM – Lusa/Fim


Fotos LUSA:

– Maria Bethânia. Barcelona. 07 de junho de 2005. EPA/ALBERTO ESTEVEZ

– Forró, música típica brasileira, Pernambuco. 30 de Março de 2008.

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar