Caros todos,
Faltam 2 dias para o FeLiCidade.
Festa da Liberdade e da Língua na Cidade
FeLiCidade é um programa que vai acontecer no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, nos dias 3, 4 e 5 de Maio. Fe de Festa e Festival, Li de Liberdade/ Língua/ Livro, Cidade sem muros nem ameias (como na canção Utopia de Zeca Afonso). Dia 5 de Maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Neste ano em que se assinalam os 500 anos do nascimento de Camões e os 50 anos da Revolução dos Cravos, o André e. Teodósio e eu fomos desafiados a pensar a língua como uma casa e concebemos um festival assente no diálogo entre Portugal, Brasil e países africanos de língua oficial portuguesa.
CONVERSAS
Nas Conversas, queremos conjugar o verbo Ser, não no presente, mas no gerúndio. Estamos sendo pessoas que fazem perguntas, que partilham modos de ser frátria, discutem Língua, Literatura e Liberdade. Pela primeira vez, elas são marcadas exclusivamente pela quadrangulação geográfica de países de língua oficial portuguesa. Três escritores, de cada um dos vértices transoceânicos, conversam com um moderador. A anteceder cada encontro, há Canções de boas vindas e Cordialidade; no final, há sessões de autógrafos. Todas as histórias contam, todas se cruzam e fundem.
Escrevo para pedir que partilhem o festival junto dos vossos amigos, nos vossos canais e redes.
– entrada livre em toda a programação
– há muitas coisas a acontecer ao mesmo tempo (concertos, cinema, aulas, conversas, leituras encenadas, mercado, etc).
– não haverá transmissão online, mas pretendemos gravar e, talvez, e com as devidas autorizações, disponibilizar em podcast.
A comunicação de um evento desta dimensão vai sendo feita em diferentes plataformas: é impossível dar conta de tudo, e por isso o empenho de cada pessoa ajuda.
Estamos todos, equipa CCB, curadores, todos os que de algum modo colaboram, muito motivados, cheios de entusiasmo.
Aqui vai, sistematizada, a programação pela qual o André e. Teodósio e eu somos responsáveis. Encontra-se tudo aqui
Obrigada.
Abraços nossos,
.