Praia, 14 mai 2024 (Lusa) – A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) e o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV) abriram candidaturas para a 1.ª edição do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes.
O concurso é dirigido a autores cabo-verdianos ou a residir em Cabo Verde e visa promover a criação literária e a ilustração para o universo infantojuvenil.
O prazo para submissão de textos inéditos decorre até 30 de junho e de 01 de agosto a 31 de outubro, e depois de conhecido o texto vencedor podem ser enviadas as propostas inéditas para o ilustrar.
“O galardão visa ainda homenagear a figura de Manuel Lopes, ficcionista, poeta, ensaísta e um dos fundadores da literatura moderna em Cabo Verde, que nasceu em Campinho (ilha de São Nicolau), a 23 de dezembro de 1907, e faleceu em Lisboa a 25 de janeiro de 2005”, explica a organização.
Além de um componente em dinheiro no valor de cinco mil euros (repartido em partes iguais entre texto e ilustração), o Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes contempla ainda a edição em livro dos trabalhos vencedores sob a chancela da INCM.
A escolha dos trabalhos distinguidos caberá ao júri designado pela INCM e pela BNCV, presidido por Germano Almeida e composto ainda por Vera Duarte, Isabel Alçada, Elisabete “Bety” Gonçalves, Tutu Sousa e André Letria.
“Este novo prémio será um importante incentivo à criação literária infantojuvenil em Cabo Verde”, referem as duas entidades organizadoras, considerando-o como um impulso “fundamental para garantir a preservação e o desenvolvimento do património comum da língua portuguesa e para a formação de jovens leitores, pois serão eles os leitores e autores das obras de amanhã”.
LFO // JMC – Lusa/Fim
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) participou na 4.ª edição do Festival Literário Morabeza – Festa do Livro, em Cabo Verde, onde anunciou a criação do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, em parceria com o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV).
O novo Prémio, que terá a sua 1.ª edição já em 2024, foi apresentado por Matilde Mendonça dos Santos, Presidente do Conselho Diretivo da BNCV, e por Duarte Azinheira, Administrador da INCM. É dirigido a todos os cidadãos cabo-verdianos ou estrangeiros residir em Cabo Verde e visa distinguir textos e ilustrações, originais e inéditos, dirigidos ao universo infantojuvenil.
O prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes contemplará a edição da obra pela Imprensa Nacional e uma componente pecuniária de 5 mil euros (2500 para o vencedor do texto inédito e 2500 euros para o autor vencedor das ilustrações inéditas). As datas e prazos para concorrer serão anunciados em breve nos sítios institucionais da INCM e da BNCV.
O galardão presta homenagem à memória do escritor cabo-verdiano Manuel Lopes (1907-2005) e, ao mesmo tempo, procura promover a língua portuguesa e a criação literária em Cabo Verde, à semelhança do Prémio Literário Arnaldo França, que conta já com 6 edições e que resulta da parceria estabelecida entre a INCM e a Imprensa Nacional de Cabo Verde.
Esta 4.ª edição do Festival Morabeza, que teve lugar na Cidade da Praia, de 19 a 22 de março, deu especial atenção à literatura infantojuvenil e reuniu escritores, investigadores, ilustradores e outros especialistas nos domínios do livro e da literacia.
Além do lançamento do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, o Festival ficou ainda marcado por diversos debates, showcooking, lançamentos de obras e por uma feira do livro, entre outas atividades que fizeram parte da sua programação.