Díli, 14 mai 2024 (Lusa) – Seis jovens timorenses foram hoje distinguidos pela Fundação Oriente no âmbito da X edição do Prémio da Língua Portuguesa, cuja vencedora foi Leónia Araújo com o conto “A Língua Portuguesa é a minha liberdade”.
“Este ano recebemos 58 textos sobre o tema da liberdade, por causa dos 50 anos do 25 de abril, e também por causa dos 25 anos do referendo em Timor-Leste”, afirmou a delegada da Fundação Oriente em Díli.
Segundo Joana Saraiva, o prémio é direcionado para jovens entre os 18 e os 28 anos e tem-se registado um aumento de participantes, mas também de jovens que procuram os cursos de língua portuguesa da Fundação Oriente.
“O que mostra uma valorização maior e crescente da língua portuguesa pelos jovens em Timor”, salientou.
A vencedora do concurso Leónia Araújo recebeu um curso de verão de língua e cultura portuguesa em Portugal.
O segundo prémio, atribuído a Joana Batista da Silva com o conto “A viagem de Ana Maria”, recebeu 500 dólares, enquanto o terceiro lugar, com o prémio de 300 dólares, foi atribuído a Beatriz da Silva Sarmento, com o conto “Universos diferentes”.
Os restantes três premiados receberam cursos gratuitos de língua portuguesa na Fundação Oriente em Díli.
Presente na cerimónia, esteve o ministro do Ensino Superior timorense, José Jerónimo, que destacou a importância da língua portuguesa como “veículo de cultura, conhecimento e identidade”.
“No futuro, o nosso país depende do desenvolvimento intelectual e académico dos nossos jovens e por isso estamos comprometidos em criar oportunidades educacionais de qualidade para promover o ensino da língua portuguesa nas nossas instituições do ensino superior”, salientou o ministro.
Os prémios da Fundação Oriente tem o apoio do Ministério do Ensino Superior timorense, da embaixada de Portugal, do Instituto Camões, da Universidade Nacional de Timor-Leste, do projeto de cooperação FOCO e do BNU Timor.
MSE // JMC – Lusa/Fim