Celebração dos 500 anos de Luís de Camões e dos 450 anos d’Os Lusíadas

Professores Marcelo Braga, Presidente da ACLP (E), e Nílson Ferreira, palestrante (D)

No dia 28 de junho, na Academia Cearense da Língua Portuguesa, Fortaleza, Ceará, Brasil, o Gramático e Camonista Nílson Ferreira proferiu, na Hora do Vernáculo da ACLP, a palestra 450 anos d’Os Lusíadas, ascensão do Português a uma língua de Cultura, para os ilustres acadêmicos da única Academia da Língua Portuguesa do Brasil, quiçá do mundo.

A palestra discorreu sobre as contribuições feitas por Luís de Camões em Os Lusíadas para a virada de chave na Historiografia da Língua Portuguesa e da Literatura Lusófona. Além da beleza e riqueza literária do colossal épico camoniano, o palestrante, revisitando a História da Língua Portuguesa, focou sua abordagem nas múltiplas contribuições linguísticas de Camões (mesmo sem teorizar), que conviveu com muitas dessas novidades em Portugal, como Fernão de Oliveira, João de Barros, Gândavo e Duarte Nunes. Isso acabou por uniformizar muitos usos na Língua. Tais inovações se deram na ortografia (sendo referência para posteriores reformas ortográficas), em questões filológicas, elaboradíssimos jogos sintáticos, audácias lexicais, fazendo de Os Lusíadas o marco da transição do Português arcaico para o Português moderno, daí o título dado a Camões de Pai do Português Moderno. Camões coloca o Português na categoria de língua de Cultura, deixando de ser apenas linguagem como o era na Idade Média, o Português arcaico; agora eis o Português Moderno. A Língua Portuguesa é projetada no panorama internacional, elevando a Literatura lusófona ao patamar de excelência, com sua produção literária sofisticada, riqueza vocabular e de recursos estilísticos e de conteúdos, com uso de metáforas e alusões históricas e mitológicas, além de reflexões e críticas pessoais do poeta.

Ainda fazendo parte das celebrações dos 500 anos do Vate português Luís Vaz de Camões, no próximo dia 29 julho, a Confraria Camões, presidida pelo Professor Nílson Ferreira, realizará o Tributo a Camões, uma Trilogia (2023/2024/2025), em celebração aos 500 Anos de Camões. Neste ano, será a edição O Épico, focada nos 450 Anos d’Os Lusíadas (1572). Em 2024, O Homem – Soldado e Poeta, focada nos 810 Anos do Testamento de D. Afonso II (1214). E, em 2025, O Lírico, focada nos 430 Anos de Rhythmas (1595). Entre outras atividades, será lançada a 2a. edição do Cancioneiro para Camões (inclusive participação do Presidente do Observatório da Língua Portuguesa Lauro Moreira), coletânea de 50 poemas em homenagem a Camões, de diversos poetas do mundo lusófono. O momento máximo será a teleconferência do poeta lisboeta Mário Máximo, com o tema Luís de Camões: O Poeta que foi todo seu Tempo. Esse evento conta com o apoio cultural do Observatório da Língua Portuguesa

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top