Qual a importância do evento na relação bilateral Brasil Portugal?

O 7º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa tem um foco multiespacial principalmente para os pequenos e médios empresários que já pensam na internacionalização do seu negócio. Este á uma oportunidade de apresentar seus produtos para um vasto grupo de empresários na Europa, usando Portugal como porta de entrada. O atual momento do país lusófono é oportuno para o desenvolvimento de parcerias comerciais e até joint ventures. Para os pequenos e médios empresários brasileiros, esta é a chance de adquirir know how e desenvolvimento tecnológico com os experientes portugueses e demais europeus, ligados pela facilidade do idioma em comum.

Como os demais países da CPLP se encaixam nesta dinâmica dos negócios?

Empresários africanos que falam portugueses podem encontrar conhecimento para seu desenvolvimento com os brasileiros e portugueses durante o encontro. Os países africanos oferecem áreas inexploradas, que são oportunidades para implantação de negócios sustentáveis. Os pequenos e médios empresários são extremamente bem vindos nestes países, e podem ainda ser fornecedores e prestadores de serviço para as grandes empresas do Brasil e de Portugal que já estão lá instaladas.

 

 

Como a sua experiência como um empresário português no Brasil pode auxiliar outros negócios?

A minha longa vivência como imigrantes, empresário e presidente da Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil em Minas Gerais, me ensinou que é mais fácil fazer negócio quando se detém conhecimento sobre o país. Recomendamos que todo empresário que vier para o Brasil se associe a alguma empresa nacional. Desta forma, as nuances e dificuldades podem ser amenizadas. Exemplos de empresas estrangeiras de sucesso no Brasil são a Teixeira Duarte e a Mota-Engil, que compraram parte de empresas mineiras.  Isto se aplica às pequenas, médias e grandes empresas. Acreditamos este ser o melhor caminho para chegar ao Brasil, um país cheio de peculiaridades nas leis, capitais e relações humanas. Ler o artigo completo (Portugal Digital).

 

Visite o sítio do 7º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa

 

Artigo relacionado:

Partilhar