São 1.200 estudantes internacionais que chegam à Universidade do Porto neste primeiro semestre do ano letivo 2015/16 para completar um período de estudos através de programas internacionais de mobilidade como o Erasmus+ ou o Ciência Sem Fronteiras (Brasil).
Chegam de países tão longínquos como o Azerbaijão, a Coreia do Sul, a Colômbia, o Japão e a Índia para, ao longo de um semestre ou mais, conhecerem e estudarem na U.Porto. São no total 1.195 novos estudantes internacionais vindos de 71 países sendo que o Brasil (377), a Espanha (165), a Itália (117), a Polónia (70) e a Alemanha (65) são as cinco nações mais representadas.
A estes 1.195 novos estudantes internacionais, juntam-se os cerca de 2.000 estudantes estrangeiros de grau da U.Porto que estão já na Universidade a realizar um curso completo ou a desenvolver a sua atividade científica. Até final do ano letivo, a U.Porto espera acolher perto de 4 mil estudantes e investigadores internacionais, alcançando, dessa forma, os 12, 5% de estrangeiros a estudar na Universidade.
Para estes números contribui o facto de 97% dos estudantes internacionais de mobilidade da U.Porto recomendarem a universidade aos seus colegas como a melhor experiência internacional e 80% colocar a U.Porto como primeira opção na candidatura realizada nas suas instituições de origem.