Manaus – A Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (Abraplip) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizará, a partir do próximo domingo, 8, o 25º Congresso Internacional da Abraplip. O evento, que, pela primeira vez, ocorrerá na Região Norte, faz parte das celebrações em torno dos 50 anos da Associação.

O Congresso contará com cerca de 400 participantes de diversos países como Itália, Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Cabo Verde.
O evento tem o objetivo de congregar professores, pesquisadores e estudiosos da literatura e cultura portuguesas e dos povos falantes da língua portuguesa, contribuindo, assim, para o fortalecimento da área de estudos.

A programação do evento é composta por conferência, palestras, comunicações, minicursos, exibição de painéis, mostras culturais e demais atividades artísticas que desdobram o tema geral ‘Cartografias Literárias em Língua Portuguesa: Experiências Estéticas e Culturais no Contexto Global’.

A conferência de abertura será ministrada pela professora catedrática da Universidade do Porto (Portugal) e ex-ministra da Cultura de Portugal, Isabel Pires de Lima. Destaque também para a palestra da professora Inocência Mata, da Universidade de Macau (China), e dos professores Vicenzo Russo, da Universidade de Milão (Itália) e Mark Sabine (University of Nottigham). Ler o artigo completo