Origem e Evolução
A primeira edição do Festival da Lusofonia teve lugar em 1998. Na altura, o evento, organizado pela ex-Câmara Municipal das Ilhas, foi integrado no programa das actividades comemorativas do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de Junho).

Havia como principal objectivo homenagear as comunidades lúsofonas residentes em Macau, pelo seu contributo no desenvolvimento do território.

Em 2002, o evento passou a ser organizado pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais e pelos Serviços de Turismo de Macau.

Ao longo dos anos, o evento na promoção da cultura dos países/regiões de língua portuguesa, tornou-se uma das grandes festividades anuais do calendário cultural e recreativo de Macau, contribuindo, assim, para a promoção do turismo local e internacional, bem como na animação urbana e espaços de recreio e lazer para todos.

O Festival da Lusofonia, realizado anualmente no mês de Outubro, é considerado uma festa tradicional e que atrai a participação de muitos residentes de Macau, dos países de língua portuguesa, de visitantes continentais da China, de Hong Kong e ainda de outros países que visitam Macau nessa altura do ano.
Tendo como objectivo a exponenciação dos recursos financeiros, humanos, logísticos e da programação cultural, artística e recreativa a proporcionar à população de Macau e turistas que nos visitam, em 2008, o Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa aliou-se, pela primeira vez, à organização deste evento.

Passou então a realizar a Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa e, em simultâneo com o Festival da Lusofonia.

Desde então, esta festividade anual tem sido uma ocasião onde a música e a dança, a gastronomia, o artesanato, e outras vertentes culturais e recreativas reúnem participantes da cultura chinesa e lusófona.

Este acontecimento tornou-se numa oportunidade para os turistas e cidadãos conhecerem melhor a multiculturalidade e a harmonia entre os povos, existente nesta Região Administrativa Especial de Macau.

 

Programação da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, para 2012

 

Foto: LUSA – Desfile da Festa da Lusofonia nas ruas da Taipa, em Macau, 23 de outubro de 2011, Macau. CARMO CORREIA/LUSA

Partilhar