Nasce hoje a Associação dos Portos de Língua Portuguesa

Lisboa – O Salão Almada Negreiros, no Cais da Rocha Conde d’Óbidos, no Porto de Lisboa, acolhe nesta sexta-feira (13) a cerimónia de constituição da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).
Reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os países do espaço lusófono são os objectivos da APLOP.
O acto tem início às 11:00, com a abertura a cargo do secretário de Estado dos Transportes do Governo português, Carlos Correia da Fonseca. Segue-se, pelas 11:15, intervenção do presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), José Luís Cacho.
A anteceder a assinatura da escritura de constituição da APLOP, prevista para as 12:00, falarão os presidentes do Porto de Luanda, Francisco Venâncio; dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Rosário Mualeia; e da Empresa Nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde (ENAPOR), Franklim Spencer.
A cerimónia encerra com a intervenção do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações do Governo português, António Mendonça.
O projecto de estatutos da APLOP foi aprovado na reunião intercalar de portos da CPLP, que decorreu em Maputo no passado mês de Março, dando sequência a uma série de encontros das administrações portuárias, iniciada em 2008.

 

FONTE: Portugal Digital

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top