8 March 2021

Recital de Lauro Moreira “Vozes Poéticas da Ibero-América”

Recital “Vozes Poéticas da Ibero-América

No próximo dia 11 de maio, sexta-feira, às 21:30hs, na Casa da América Latina em Lisboa (Av. da Índia, 110)

Com seu recital Vozes Poéticas de Ibero-América, o Embaixador Lauro Moreira presta uma calorosa homenagem a vários dos mais significativos Poetas de Portugal, Espanha e América Latina. Autores como Fernando Pessoa, Lorca, Borges, Neruda, Bandeira, Octavio Paz, José Martí, Cesar Vallejo, entre inúmeros outros, cada qual representando seu país de origem, são interpretados em versão original por Lauro Moreira e ilustrados pela celebrada pianista e flautista Andréa Luísa Teixeira.

Lauro Moreira:

Para além de suas atividades profissionais de diplomata de carreira, o Embaixador Lauro Moreira foi sempre um militante da causa cultural e artística, dedicando-se desde jovem às artes cênicas, ao cinema e à fotografia. Nos postos diplomáticos por onde passou devotou-se com afinco à promoção das artes e da cultura de seu país. Foi o primeiro Embaixador do Brasil junto à CPLP.

Em 1998 lançou o CD Mãos Dadas, onde interpreta poetas de todos os países de Língua Portuguesa e, em 2005, gravou o CD Manuel Bandeira: o Poeta em Botafogo; em 2008, lança outro álbum interpretando poemas de Marly de Oliveira. Recentemente lançou o DVD Mãos Dadas, onde introduz e recita obras de 19 dos mais importantes poetas da Língua Portuguesa. Em 2013, participa como ator no longa-metragem de Alberto Araújo Vazio Coração.

Criou em 1999 o Grupo Solo Brasil, para apresentar o espetáculo por ele escrito e dirigido Uma Viagem através da Música do Brasil, com o que há de mais representativo na música brasileira do século XX. O grupo já visitou 20 países, inclusive em Portugal – onde se apresentou em Lisboa e nove outras cidades – e em dezenas de cidades brasileiras, alcançando sempre marcante sucesso.

Entre inúmeras distinções nacionais e estrangeiras, recebeu a Gran- Cruz da Ordem do Rio Branco e a da Ordem do Infante Dom Henrique. Em 2011 foi agraciado pela Câmara Municipal de Odivelas, onde se inaugurou uma placa em que foi distinguido com o título de Príncipe da Lusofonia. Em 2017 foi contemplado com o Prêmio José Aparecido de Oliveira, da CPLP.

Andréa Luísa Teixeira

Andréa Luísa Teixeira é Doutoranda em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre pelo Conservatório Brasileiro de Música. Detentora de 18 prémios nacionais e internacionais de piano, no Brasil e no exterior. Divulga a música luso-brasileira em países das Américas, Europa e Ásia. Trabalha desde 1993 na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Representou o Estado de Goiás no biênio 2015-2017 no Conselho Nacional de Política Cultural, do Ministério da Cultura.

Ver: CURRICULUM VITAE RESUMIDO DE LAURO BARBOSA DA SILVA MOREIRA

Também poderá gostar

Sem comentários