O evento, que conta com o apoio da Associação Lisboa/Natal (LisNatal), irá realizar-se no Teatro Alberto Maranhão, na capital do Rio Grande do Norte, e voltará a reunir nomes de reconhecimento regional, nacional e mundial nas áreas da literatura e da linguística, em torno do intercâmbio entre os escritores de língua portuguesa dos diferentes continentes.
Assim, a UCCLA promove, pelo terceiro ano consecutivo, o III Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, em torno do património comum a quatro por cento dos seis mil milhões
de habitantes do globo – a língua portuguesa.
“Literatura e futebol”, “Literatura Infantojuvenil” e “Literatura e Oralidade” são os temas que vão promover o intercâmbio de muitos reconhecidos nomes da literatura e linguística de língua portuguesa oriundos dos cinco continentes.
O antropólogo brasileiro Roberto DaMatta, autor de várias obras, da qual se destaca “A bola corre mais do que os homens: duas copas”, é o conferencista do tema que abre o III Encontro de Escritores, no dia 15 de outubro – “Literatura e Futebol”.
O tema “Literatura Infantojuvenil”, do dia 16 de outubro, terá como conferencistas as escritoras portuguesas Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, conhecidas autoras da série juvenil “Uma Aventura….”.
“Literatura e Oralidade” é a conferência do último dia de trabalhos do III Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, cuja conferência está a cargo de Mia Couto, escritor moçambicano, Prémio Vergílio Ferreira e Prémio Eduardo Lourenço.