2 March 2021
Criança timorense. Escola em Ermera. 23 de fevereiro de 2006. EPA/ANTONIO DASIPARU

Timor-Leste : Aumento do acesso ao sistema educativo

Díli, 08 set (Lusa) – Timor-Leste continua a registar melhorias no acesso ao sistema educativo, com quase 56 mil alunos inscritos no secundário geral e vocacional este ano, segundo informou o Conselho de Ministros.

A situação do setor educativo foi dada a conhecer pelo ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos Sociais e ministro da Educação, António da Conceição, na reunião de terça-feira do Conselho de Ministros, segundo comunicado divulgado hoje.

“Tem vindo a verificar-se um aumento do acesso ao ensino básico e ao ensino secundário”, nota o documento que refere, em particular, o crescimento no Ensino Secundário Técnico-Vocacional (ESTV).

Em 2016, explica o Governo, há 7.938 estudantes e 771 professores nas 32 escolas do universo ESTV em Timor-Leste, uma das áreas prioritárias do Governo para o setor educativo.

Globalmente, o número total de escolas do Ensino Secundário (públicas e privadas, do ESTV e do Ensino Secundário Geral) é de 122, com um total de 55.998 alunos inscritos este ano.

Durante a reunião de terça-feira o Conselho de Ministros analisou ainda as medidas propostas pelo Ministério para o desenvolvimento do ESTV, “de acordo com as orientações do Plano Estratégico de Desenvolvimento 2011-2030 e com o Programa do Governo”.

Foi ainda apresentado pelo ministro da Educação, juntamente com a Comissão Nacional dos Direitos da Criança, o Plano de Ação Nacional para as Crianças 2016-2020 que “surge no âmbito das recomendações do Comité dos Direitos da Criança, das Nações Unidas, sobre a implementação da Convenção dos Direitos da Criança”.

ASP // FV. – Lusa/Fim

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES