Rio de Janeiro – Uma nova faceta do poeta português Luís de Camões pode ser descoberta pelos leitores brasileiros. A editora Oficina Raquel lança, nesta terça-feira (20), no Rio de Janeiro, o estudo “Teatro de Camões”,  organizado pelo professor de literatura Márcio Muniz.
livro reúne os três autos escritos pelo poeta para teatro e provavelmente encenados entre as décadas de 1540 e 1550: Auto de Filodemo, Auto dos Anfitriões e Auto d’El-Rei Seleuco. Os textos mostram que Camões não é apenas o maior poeta da nossa língua em todos os tempos, ao lado de Fernando Pessoa. É também autor de uma dramaturgia poderosa.
“Camões mostra-se um mestre do verso e também do drama. A leitura do teatro camoniano é fundamental para uma compreensão mais abrangente da tão conhecida obra de Camões, e para inclusive um redimensionamento de sua poesia. Na contramão daqueles que defendem que o teatro é parte menos significativa da obra do poeta, acredito que a produção dramática de Camões é resultado do grande artista que ele foi. Os autos devem ser lidos e conhecidos, assim como suas poesias lírica e épica”, diz Márcio Muniz, citado em comunicado.
Camões foi um dramaturgo atento ao teatro que se produzia em sua época – algo perceptível, por exemplo, no diálogo explícito que mantém com a dramaturgia de Gil Vicente, Antônio Ribeiro Chiado e Jorge Ferreira de Vasconcelos, no caso português, e com Fernando Rojas, no caso castelhano.
“O que moveu a Oficina Raquel a editar ‘Teatro de Camões’ foi a possibilidade de apresentar ao público brasileiro os textos dramáticos de uma maiores figuras da literatura em língua portuguesa. A edição do livro no Brasil do século XXI reafirma a pertinência de se ler e representar hoje a dramaturgia camoniana”, explica Luis Maffei, diretor da Oficina Raquel e professor e pesquisador de Literatura Portuguesa.

Serviço:
TEATRO DE CAMÕES
Organização: Márcio Muniz
Editora Oficina Raquel
272 páginas
R$ 42, 00
LANÇAMENTO – 20 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)
Mesa-redonda de apresentação da edição brasileira, com Márcio Muniz e Luis Maffei
Às 15h
Real Gabinete Português de Leitura,   Rua Luís de Camões, 30 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Aberto ao público

 

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar