2 March 2021
Universidade de Macau (UM), na Ilha da Montanha. CARMO CORREIA/LUSA

Sistema científico de formação de professores de língua portuguesa em debate na Universidade de Macau

A Universidade de Macau (UMAC) acolheu na sexta-feira um seminário sobre Formação de Professores de Português como Língua Estrangeira. O encontro contou com a participação de especialistas de Portugal, Pequim e Macau. Em discussão estiveram questões no âmbito da otimização de métodos de ensino de português como segunda língua. Foi ainda explorada a “construção de um sistema científico e profissional de formação de professores de português, de modo a responder à procura de quadros qualificados bilingues e aos desafios que Macau enfrenta no século XXI”, pode ler-se num comunicado emitido pela instituição de ensino superior.

O número de alunos matriculados em cursos superiores lecionados em língua portuguesa cresceu 183 por cento, anunciou no seminário um representante do secretário para os Assuntos Sociais e Cultura. Na maior instituição de ensino superior do território decorre ainda um Referencial de Português como Língua Estrangeira para Falantes de Língua Materna Chinesa. No mesmo serão definidas “recomendações específicas para a elaboração de atividades, tarefas e materiais didáticos de ensino de português como língua estrangeira adequados a este tipo de aprendentes”, refere a mesma nota.

Presente no seminário, e em representação de Alexis Tam, esteve Rafael Gama, que anunciou que o número de alunos matriculados em cursos superiores lecionados em língua portuguesa cresceu 183 por cento, “sendo a Universidade de Macau a instituição que tem um maior número de matrículas”. A diretora da Faculdade de Letras da Universidade de Macau, Jin Honggang, defendeu, por sua vez, a necessidade de “trabalhar em três áreas de ensino de língua: elaboração de manuais didáticos, qualidade do corpo docente e métodos de ensino”. A responsável referiu ainda fatores que considera relevantes no processo de formação de professores, “como a construção de um processo de ensino e de um ambiente de ensino seguro e alegre, com um sistema de avaliação confiável e científico”.

No seminário, os professores e investigadores Yao Jingming, Maria José dos Reis Grosso, Ana Paula Cleto, Zhang Jing e Sun Ye apresentaram os resultados do projecto “Quadro de Referência do Português como Língua Estrangeira para Falantes de Língua Materna Chinesa”.

Fonte: Ponto Final

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES