O Centro de Línguas (CLi) da Faculdade de Letras da ULisboa (FLUL) promove a primeira edição do Destrava – Festival das Línguas, que irá trazer à FLUL, entre 24 e 28 de outubro de 2016, um programa de atividades que incluem a música, as artes plásticas, o cinema, o teatro, a fotografia, a dança e a literatura, tendo como ponto de partida as línguas estrangeiras.
Com a certeza de que o conhecimento das línguas é fundamental para a construção de uma sociedade mais aberta, mais tolerante e mais rica, o Destrava – Festival das Línguas pretende criar um diálogo multilingue e mostrar a riqueza linguística da Faculdade de Letras. Do programa fazem parte sessões de cinema, espetáculos de teatro, aulas abertas de várias línguas, mesas-redondas, danças e música, jogos linguísticos e ateliês de escrita (haiku, poesia, escrita criativa), exposições e um concurso de fotografia, atividades que pretendem proporcionar ao público novos imaginários, novas transversalidades e novos conhecimentos.
O Destrava irá trazer até à Faculdade de Letras convidados como Ricardo Araújo Pereira (aula aberta de escrita criativa), a Swing Station (aula de dança blues a solo), Tiago Carrasco, autor do documentário Brigada Vermelha, o poeta Casimiro de Brito, o linguista Ivo de Castro e a poetisa Margarida Vale de Gato (mesa-redonda) ou o Teatro da Garagem (oficina de teatro).
O programa conta com a participação de vários alunos e professores da FLUL, com destaque para o teatro do absurdo, encenado por Mick Greer e John Elliot, com estudantes da Faculdade, a Oficina de Poesia Japonesa (haiku), com Zlatka Timenova, docente da FLUL, o Ciclo de Cinema programado pelo NUCIVO, Núcleo de Cinema e Vídeo da Associação de Estudantes da FLUL, o Workshop de Caligrafia Chinesa, com o Instituto Confúcio da ULisboa e o espectáculo de tambores japoneses, Taiko No Tatsujin, iniciativa organizada pela Liga de Estudos Asiáticos da Faculdade de Letras.
Durante o Festival será ainda possível ao público participar em várias aulas abertas de línguas, entre elas o sardo, o asturiano, o coreano e o croata, bem como outros idiomas.
Todas as atividades têm entrada livre e são abertas ao público em geral. Os espetáculos de teatro estão sujeitos a reserva e à disponibilidade de lugares. Junte-se a esta festa das línguas, das artes e das culturas, consulte o programa completo AQUI.
Obtenha mais informações sobre o Destrava – Festival das Línguas na página do evento ou através dos contactos: tel.: 217 816 152; email: cli[at]letras.ulisboa.pt.