25 February 2021
Um seminário a realizar no final do ano sobre a lusofonia e o mar é uma das atividades programadas pela Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional

Seminário sobre a lusofonia e o mar

Em declarações à Lusa, a presidente da associação, Ana Isabel Xavier, explicou que o objetivo do encontro com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, foi apresentar as quatro “linhas matrizes” do mandado da atual direção, que tomou posse no ano passado.

O mar e a lusofonia, as questões da defesa nacional e o património imaterial, nomeadamente as comemorações do centenário da I Guerra Mundial e dos 25 anos da queda do Muro de Berlim, são segundo Ana Isabel Xavier duas das principais áreas de atividade da associação.

Além disso, acrescentou, as questões de segurança interna e a formação cívica em matérias de defesa e segurança nacional são outras das áreas de intervenção da associação.

Quanto às atividades programadas para este ano, Ana Isabel Xavier adiantou que irão necessariamente passar por estas quatro grandes áreas, destacando a realização no final do ano de “um grande seminário” subordinado ao tema do mar e da lusofonia.

Por outro lado, serão ainda organizadas diversas atividades nas escolas em todo o país, incluindo as ilhas.

Na audiência com Cavaco Silva, além da presidente da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, estiveram ainda presentes o presidente da mesa da assembleia geral, António Manuel Lopes Tavares, e o presidente do conselho fiscal, Carlos Manuel Seixas da Fonseca.

VAM // SMA – Lusa/fim

Palácio de Belém em Lisboa, 19 de fevereiro de 2014

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários