No passado dia 6 de janeiro, decorreu nas instalações do ISEG, o Seminário do Camões, I.P. sobre Cooperação, Línguas e Cultura, que contou com a participação da Diretora da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho.

O Seminário foi inaugurado pelo Ministro dos Negócios EstrangeirosJoão Gomes Cravinho, tendo seguido a mesa-redonda sobre “Perspetivas para o Futuro da Cooperação”. Na sua intervenção, a Diretora da OEI destacou que “trabalhar em língua e cultura é também contribuir para o desenvolvimento.”

Ana Paula Laborinho realçou o papel da língua portuguesa como “ativo estratégico” para Portugal e para todos os países de língua portuguesa. Sublinhou a importância das mudanças geopolíticas nesses mesmos países que podem contribuir para reforçar as parcerias entre espaços linguísticos e, assim, potenciar a relevância do português a nível internacional. Apresentou ainda algumas áreas de trabalho da OEI que articulam línguas, educação, ciência, cultura e tecnologias, destacando a importância da Inteligência Artificial para afirmação das línguas do futuro.

A mesa-redonda contou ainda com a participação do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, da Representante da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa para a Liberdade dos Media, Teresa Ribeiro, e de Manuel Correia, Professor do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e anterior Presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

Fonte: OEI

Partilhar