Foi na conferência ‘Português: Língua de Oportunidades – O Futuro da Língua Portuguesa Discutido em Bom Português’, uma iniciativa da autoria do Diário de Notícias, que o antigo chefe de Estado insistiu que Portugal não deve “desistir de conseguir incluir o português entre as línguas oficiais das Nações Unidas [ONU]”.

Jorge Sampaio foi um dos oradores desta conferência que decorreu no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, e, no seu discurso, realçou ainda que “a afirmação da Língua Portuguesa é uma missão necessária e vital para nós e para as gerações que nos sucederão”.

Por essa razão, defende, Portugal deve investir cada vez mais na internacionalização da língua, para que esta ganhe preponderância a nível global, nomeadamente enquanto língua de diplomacia. Ler o artigo completo

 

Leia também:

Sampaio exige ao Governo e à CPLP mais investimento no português

Andreia Brito – Antena 1,  27 de maio de 2015

O ex-Presidente da República denuncia as queixas que lhe têm chegado de alunos e professores no estrangeiro de faltam recursos e materiais para o ensino do português.

 

“Não devíamos desistir de conseguir incluir o português entre as línguas oficiais das Nações Unidas”

por Inês Banha, Diário de Notícias

Jorge Sampaio defendeu esta quarta-feira que deveria haver um maior investimento na internacionalização do idioma e que o português “tem de ocupar um lugar central” na educação escolar. “A afirmação da língua portuguesa é uma missão necessária e vital para nós e para as gerações que nos sucederão. Nessa missão, a aprendizagem, o ensino, o uso, a renovação e a projeção da língua são fundamentais. Há pois que investir mais na internacionalização da língua portuguesa, como língua da diplomacia, da cooperação e da comunicação global. Não devíamos desistir de conseguir incluir o português entre as línguas oficiais das Nações Unidas”, afirmou na conferência “Português: Língua de Oportunidades – O Futuro da Língua Portuguesa Discutido em Bom Português”, organizada pelo DN.

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar