RILP Nº24 (2011)

A reunião de um conjunto de textos nesta área é, só por si, um empreendimento inovador.

Apesar da atenção crescente de que as migrações internacionais têm beneficiado e do aumento dos estudos sobre este tema em cada uma das nações envolvidas, o enfoque  comum nos países que falam português é muito raro.

Até à data, a primeira e única iniciativa deste tipo parece ser a publicação de um conjunto de textos na revista International Migration em 2009 ­- curiosamente, uma publicação em língua inglesa. Depois disso, não existiram novos contributos, pelo que este número da Revista  Internacional em Língua Portuguesa é o primeiro em que o tema é  discutido em português.

Este número apresenta um outro motivo de interesse. Assistimos hoje a uma importante viragem no estatuto e panorama migratório de muitos  países lusófonos.

Portugal, que durante séculos foi o centro do sistema migratório lusófono, conhece hoje um lugar menos preponderante; na atualidade, reconverteu-se em emissor, muitas  vezes para países que falam português.

O Brasil, que alicerçou grande parte da sua história na entrada de imigrantes e que, depois dos anos 1980, se tinha reconvertido em país de emigração, tornou-se  de novo um magnete para fluxos internacionais.

Angola é hoje um dos  mais importantes receptores de imigrantes em África, provenientes de  muitas partes do mundo.

Em menor grau, também Moçambique e Cabo Verde se deparam com novos fluxos de entrada. Muitos destes assuntos  são examinados nos artigos que fazem parte desta publicação.

Nota dos Editores

João Peixoto
Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal

Duval Fernandes
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

 

 

Para consultar/comprar a publicação

http://aulp.org/publicacoes/revista/3045-rilp-no23

AULP

Av. Santos Dumont, 67, 2º

1050-203 Lisboa (Portugal)

Telefone: (+351) 217 816 360/8

Fax: (+351) 217 816 369

Telemóvel: (+351) 968 388 444

Email:aulp@aulp.org

http://www.aulp.org

Partilhar