RECONHECIMENTO DO CONSELHO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA. 9 de junho 22

O ISC, um organismo credenciado pela UNESCO, selecionou-me entre os seus Fellows da Fundação. Estes são indivíduos que são reconhecidos pelas suas contribuições notáveis para promover a ciência como um bem público global. Feliz por estar na companhia de pessoas com quem me cruzei, como Ernest Aryeetey, Jeffrey Sachs, Peter Piot, Salim Abdool Karim, Mamadou Diouf ou Mohamed Hassan.

Carlos Lopes


A Bolsa do ISC reconhece indivíduos por suas contribuições extraordinárias para a promoção da ciência como um bem público global. A Fellowship é a mais alta honraria que pode ser conferida a um indivíduo pelo International Science Council.


Carlos Lopes é Professor na Mandela School of Public Governance, University of Cape Town, Visiting Professor na Sciences Po, Paris, e Chatham House Associate Fellow. Durante 2017, foi duas vezes Visiting Fellow da Oxford Martin School, Universidade de Oxford. O Prof. Lopes ocupou vários cargos de liderança no sistema das Nações Unidas, incluindo o de Diretor de Políticas do Secretário-Geral Kofi Annan; chefe do escritório de políticas do PNUD; chefe do UNITAR e do Colégio de Pessoal do Sistema das Nações Unidas; Coordenador Residente da ONU no Zimbábue e no Brasil; e o 8º Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (2012-2016).Foi seleccionado como membro da equipa de Reforma da União Africana e Alto Representante da UA para Parcerias com a Europa. Ele atuou na Comissão Global para Economia e Clima, na Comissão Global para o Futuro do Trabalho, na Comissão Global sobre a Geoestratégia de Transformação Energética e na Comissão para Fluxos Financeiros Ilícitos da África. Prof. Lopes é um premiado autor amplamente publicado, com mais de 20 livros editados ou de autoria e artigos em destaque nos principais veículos de mídia.

Partilhar