Chegou a novidade prometida… A partir de agora, os apreciadores da Língua de Camões e Machado de Assis estão convidados para um encontro especial a cada semana. Com grande prazer inauguramos hoje uma série de podcasts de caráter cultural, com a apresentação periódica de obras dos mais destacados Poetas e Cronistas da Língua Portuguesa, falando de tudo um pouco. \
Os três primeiros episódios, pela ordem, estarão dedicados a três famosos poemas épicos de largo fôlego e de grande beleza literária. São eles o “I-Juca Pirama”, de Gonçalves Dias, “O Caçador de Esmeraldas”, de Olavo Bilac, e “O Navio Negreiro”, de Castro Alves.
Além de constituírem o que há de melhor em nossa poesia, estas epopeias evocam três dos mais importantes aspectos da formação histórica e cultural do Brasil, ou seja: a forte presença do índio nativo; a penetração do território pelos Bandeirantes e, finalmente, a imensa e sofrida participação do negro africano escravizado. Em todos os episódios faremos uma breve introdução ao autor e à obra a ser apresentada, iniciando com o poema de Gonçalves Dias, uma das grandes figuras da literatura em língua portuguesa, e mestre da poesia indianista, uma vertente fundamental do movimento romântico brasileiro.