Diversas lideranças que se esforçam pela propagação da língua portuguesa e cultura brasileira nos Estados Unidos estarão presentes, incluindo entidades da Flórida, como a American Organization of Teachers of Portuguese, Fundação Vamos Falar Português, Programa Manhãs Brasileiras do Brazilian Business Group e Fundação New Hope – Orlando e PIPA.
“Este começo de 2012 está sendo muito promissor para todos os que lutam pela promoção da língua portuguesa nos Estados Unidos, com muitos eventos importantes acontecendo”, diz o produtor e jornalista Carlos Borges, convidado para falar sobre o Encontro Mundial do Ensino de Português (EMEP), que será realizado dentro do Focus-Brazil, em maio. “O Brasil está mais em alta do que nunca, e nada como aproveitar esse momento para enraizar ainda mais a prioridade que a promoção do nosso idioma deve ter”.
Movimento EducacionistaO senador Cristovam Buarque, que também tem presença confirmada, irá proferir uma palestra e será homenageado por sua defesa da educação geral no Brasil e pela criação do Movimento Educacionista Brasileiro.

 

Dificuldades e soluções no ensino do português

 

Anete Arslanian, presidente e co-fundadora da American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP), concorda com as organizadoras do evento. “A questão financeira pode ser um grande obstáculo: falta de material didático, mais professores capacitados, e falta de verba do governo americano nos impede de expandir os programas e na criação de novos”, explica.
Arslanian fala também que a articulação entre o governo brasileiro e americano, visando uma unidade na criação dos programas, é algo fundamental, e a presença do senador Buarque, idealizador do Movimento Educacionista no evento, pode representar parte desse avanço no sentido de um apoio do Brasil. Ler o artigo completo (Gazeta)

 

VER Programa

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar