priberam-novo-dicionario

Priberam enriquece língua portuguesa com novos vocábulos

A Priberam irá também anunciar em breve qual a palavra mais pesquisada do ano em todos os países de língua oficial portuguesa em 2016.

Lisboa, 23 de novembro de 2016 – Composteira, tartarugário, bloga ou telenovelesco foram algumas das novas palavras introduzidas desde julho pela Priberam no seu Dicionário de Língua Portuguesa e que não se encontram em quaisquer outros dicionários portugueses.

A Priberam já tinha anunciado no final do primeiro semestre que o seu dicionário (disponível gratuitamente em http://dicionario.priberam.pt) tinha sido enriquecido com um total de 842 novos verbetes desde o início de 2016, período durante o qual foram ainda alterados um total de 4.328 verbetes

Desde julho até agora, e entre as centenas de novos verbetes entretanto introduzidos e alterados, o dicionário Priberam incluiu também 26 novas palavras cujo significado não é (ainda) possível encontrar em mais nenhum lado.

Carlos Amaral, CEO da Priberam, disse a propósito que “este anúncio demonstra o empenhamento da Priberam e da sua equipa de linguistas e lexicógrafos no acompanhamento e contribuição para a evolução da língua portuguesa, nomeadamente através do nosso dicionário online gratuito”.

A palavra mais pesquisada

A Priberam, que é também responsável pelo FLiP, o mais usado pacote de ferramentas digitais de correção ortográfica e gramatical para o Microsoft Office para todas as variantes do Português, anunciou entretanto que irá em breve anunciar qual a palavra mais pesquisada pelos portugueses – e por outros falantes da língua portuguesa em todo o mundo – ao longo de 2016.

Entre estas – e com grandes variações consoante o país de origem das pesquisas – estão as palavras arrendatário, resiliência, conselho, gitana, saruê, amnistia, pormenorizar, reborar, azáfama, embaixada, assediada, translineação, minúsculas, panorama, monopartidarismo, obstar, pasteleira, lacuna, apropriação, comprometimento, mestre, contentores e enumerável. Uma destas será certamente a que mais foi pesquisada pelos falantes da língua portuguesa.

“As estatísticas recolhidas através das pesquisas realizadas no nosso dicionário dãonos sempre uma visão muito interessante dos interesses e preocupações dos utilizadores, uma vez que refletem muitas vezes o que se passa nas suas vidas em termos sociais, económicos, políticos e no mundo do entretenimento”, conclui Carlos Amaral.

A Priberam mantém também nas redes sociais a “Palavra do dia” – uma palavra escolhida pela sua equipa de linguistas e que surge diariamente destacada na página do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (http://dicionario.priberam.pt). Inicialmente apenas publicada no website do dicionário, a “Palavra do dia” passou também a ser divulgada através do Facebook desde 24 de Março de 2010. A primeira “Palavra do dia” foi anverso (http://dicionario.priberam.pt/anverso) e a primeira a ser publicada no Facebook foi procrastinar (http://dicionario.priberam.pt/procrastinar).

priberam-novo-dicionario

Fonte PCGUIA

Também poderá gostar


Sem comentários

ARTIGOS POPULARES