Na edição em que celebra 10 anos de existência, a iniciativa introduz novidades e passa a premiar três categorias: romance, poesia e conto/crónica. Paralelamente, o Prémio Portugal Telecom de Literatura continuará a distinguir um grande vencedor, com a escolha, simultânea e entre os três vencedores, do Grande Prémio de 2012.

A nova estrutura por categorias introduzida na 10ª edição do Prémio PT de Literatura em Língua Portuguesa atende a inúmeros pedidos de curadores e jurados que preferem avaliar e votar nas categorias separadamente, trazendo mais qualidade ao voto.

As inscrições para o prémio decorrem entre os dias 3 e 25 de março e devem ser submetidas emwww.premioportugaltelecom.com.br.

Os editores e escritores poderão inscrever livros brasileiros com 1ª edição no Brasil entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2011. Os livros provenientes de outros países lusófonos devem ter a 1ª edição publicada no país de origem entre 1 de janeiro de 2008 e 31 de dezembro de 2011, com publicação no Brasil em 2011.

Estrutura do Prémio Portugal Telecom de Literatura 2012 
O Prémio Portugal Telecom de Literatura é desenvolvido em três etapas:

  • Primeira Etapa: Júri Inicial
    Cada jurado do Júri Inicial indicará três livros de cada categoria entre os livros inscritos para compor a lista das 60 obras que serão avaliadas pelo próximo júri: 20 livros de cada categoria;
  • Segunda Etapa: Júri Intermediário
    O Júri Intermediário elegerá os 12 finalistas entre os 60 classificados na etapa anterior: elegendo quatro livros de cada categoria;
  • Terceira Etapa: Júri Final
    O Júri Final escolherá o vencedor de cada categoria e, depois de votar nos três vencedores, o Júri Final apurará o Grande Prémio Portugal Telecom 2012, entre os três vencedores.

De salientar que outra das novidades da edição deste ano incide sobre o valor dos prémios, que aumentou, passando do total de 150 mil reais (mais de 65 mil euros) para 200 mil (valor superior a 87 mil euros), com a seguinte distribuição:

  • Prémio Portugal Telecom Romance: 50 mil reais (próximo de 22 mil euros)
  • Prémio Portugal Telecom Poesia: 50 mil reais
  • Prémio Portugal Telecom Conto ou Crónica: 50 mil reais
  • Grande Prémio Portugal Telecom 2012: 50 mil reais

Ler o artigo completo (Telecom)